
O Grupo Piracanjuba, de Bela Vista de Goiás (GO), adquiriu a Básel Lácteos, fabricante de queijos finos sediada em Antônio Carlos (MG), na região da Serra da Mantiqueira. O valor da transação foi mantido em sigilo pelas companhias.
Empresa de origem familiar, a Básel Lácteos é reconhecida por sua linha de queijos premium, incluindo variedades Emmental, Gruyère, Maasdam e Gouda. Com a operação, o Grupo Piracanjuba passa a ter dez unidades industriais em operação no Brasil.
De acordo com o presidente do Grupo Piracanjuba, Luiz Claudio Lorenzo, a compra faz parte do plano de expansão no segmento de queijos especiais e ampliação da presença nacional. Inicialmente, o grupo vai manter a linha de produção atual. “Para o futuro, a expectativa é ampliar gradualmente o portfólio e a capacidade produtiva da planta”, afirmou em nota.
A distribuição da Básel atualmente é concentrada no Estado do Rio de Janeiro. O plano do grupo é expandir a venda dos produtos para todo o país, mas com a marca Piracanjuba.
A conclusão do negócio depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Segundo Lorenzo, o Grupo Piracanjuba pretende manter os cerca de 100 empregados da Básel. Os fornecedores de leite para a fábrica serão visitados individualmente, em momento oportuno, segundo a companhia.
O Grupo Piracanjuba emprega mais de 4 mil pessoas no Brasil e conta com 8 mil produtores de leite para garantir matéria-prima para seu portfólio de 200 produtos.






