Mesmo com a derrota na última rodada no domingo (12/10) para o Texas Rattlers, o Florida Freedom, de Thiago Salgado e John Crimber, terminou na liderança a etapa regular do Team Series, o campeonato de equipes da Professional Bull Riders (PBR), com 25 vitórias e apenas dez derrotas, e chega à fase final com a vantagem de folgar na primeira rodada.
Leia também
Quanto ganha um peão de rodeio? Descubra essa e outras curiosidades
Vida de Rodeio: série da Globo mostra que os melhores cowboys do mundo são brasileiros
As finais acontecem de 24 a 26 de outubro em Las Vegas no formato “sobreviva e avance”. Crimber, peão americano de 20 anos que é filho de brasileiro desbancou o sul-mato-grossense Thiago do posto de número 1 do MVP (melhor jogador da temporada) na última etapa e conquistou pelo segundo ano consecutivo o título de melhor peão da temporada.
O filho de Paulo Crimber montou 34 touros no campeonato e dominou 25, um aproveitamento de 73,53%. Thiago, que caiu na última rodada, terminou com um aproveitamento de 68,57% nas montarias.
O brasileiro tricampeão mundial José Vitor Leme, que está se recuperando de lesão, foi o MVP nas duas primeiras temporadas do campeonato.
Além do Florida, ganham folga na primeira rodada das finais o Austin Gamblers, que terminou em segundo lugar, com 24 vitórias e 11 derrotas, e o Texas Rattlers, que ultrapassou na classificação o Arizona Ridge Riders, dono da casa, que só obteve uma vitória no final de semana, terminando com 23 vitórias e 12 derrotas, em quarto lugar.
Em Glendale, o Austin de Leme e de Kaique Pacheco foi representado pelos peões reservas, mas ganhou os três jogos que disputou, se recuperando das três derrotas na etapa anterior disputada em Kansas City. No último jogo, interrompeu a boa sequência na etapa do lanterna, New York Mavericks, por 262,75 a 170.
O New York, equipe que entrou para o Team Series há dois anos, conseguiu uma façanha na rodada de sexta, com cinco montarias de oito segundos, no confronto com o Nashville Stampede, que terminou com a pontuação de 432 a 86,25.
Foi o primeiro jogo perfeito dos comandados do técnico Kody Lostroh e apenas o 10º na história do campeonato, graças às montarias dos brasileiros João Henrique Lucas (87,5 pontos), Leonardo Castro (84,75) e Júlio César Marques (86) e dos americanos Marco Rizzo (87,75) e Hudson Bolton (86).
Saiba-mais taboola
Além do New York, concluíram a fase regular no fim da tabela, Kansas City Outlaws e Oklahoma Wildcatters. Os três times vão ter que disputar uma repescagem que vai classificar apenas um para a disputa das finais.
Na última rodada em Glendale, o Florida foi derrotado pelo Texas por 345,25 a 172,25, graças às montarias de oito segundos dos brasileiros Cláudio Montanha Junior (83,6) e Winy Paulo dos Santos (86,35) e dos americano Brady Fielder (88,25) e Daniel Keeping (87,25).
O Arizona, que ficou em quarto lugar, perdeu para o Missouri Thunder, sétimo colocado, por 169,25 a 87,75, decepcionando a torcida. O número 5, Carolina Cowboys derrotou o Oklahoma Wildcatters por um placar magro: 86,75 a 82,75. Apenas o bicampeão mundial da PBR, o americano Jess Lockwood, marcou pontos para o Carolina, se tornando o segundo peão a dominar o touro The Jungle, que já mandou 26 competidores ao chão antes dos 8 segundos na carreira.
O Nashville Stampede, liderado pelo brasileiro Alan Souza, garantiu a sexta vaga para as finais com uma vitória por 171,75 a 86,25 sobre o Kansas City Outlaws. O Nashville do treinador assistente Silvano Dias, que também conquistou três títulos mundiais, assim como Leme e Adriano Moraes, chega a Las Vegas em grande estilo, vencendo sete dos últimos nove jogos.
Classificação final da etapa regular da PBR Team Series