Os produtores brasileiros de cacau têm o dever de atingir 1 mil quilos de amêndoas por hectare plantado. É o que alertou Pedro Ronca, diretor do CocoaAction Brasil, durante a abertura da Expocacau, primeira feira destinada à cadeia do fruto e que acontece entre hoje (26/8) e quinta-feira (28/8), em Ilhéus, na Bahia.
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Diante de um auditório repleto de produtores, Ronca, que lidera a organização do evento, frisou que a média nacional de 350 quilos de amêndoas por hectare é “extremamente baixa” e não garante renda ao cacauicultor. “Essa é a lição de casa. Assim (com maior produtividade) você garante renda, com preço baixo ou alto”.
Para o produtor Guilherme Moura, que é presidente da Federação da Agricultura da Bahia (Faeb) e da Câmara Setorial do Cacau, a cultura não merece vivenciar o cenário de hoje. “Não tem receita de bolo. O caminho é alta produtividade que ajuda quando o preço está baixo. Baixa produção não dá dinheiro”.
Atualmente, o cacau está sendo negociado perto de US$ 7,6 mil por tonelada na bolsa de Nova York, principal referência de preços para a commodity. Apesar de estável, o patamar é considerado alto, já que há dois anos os preços estavam na casa dos US$ 2 mil a US$ 3 mil.
Moura destaca que existe um tripé para fortalecer a cadeia: tecnologia, assistência técnica e crédito. E, para isso, o setor privado precisa atuar, salienta.
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Thiago Guedes, diretor da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), vinculada ao Ministério da Agricultura, também participou da abertura, e destacou como o interesse pelo fruto aumenta, na esteira dos preços atrativos.
Segundo ele, todos os Estados do Brasil, exceto os três da região Sul, plantam cacau. “Há um aumento da demanda pelo auxílio da Ceplac. Estamos em dez unidades federativas e precisamos chegar às outras 14”.
A feira agrícola focada no cacau é o pano de fundo da criação da “Semana do Cacau”, uma iniciativa da equipe de Globo Rural/Valor Econômico, que está no evento para realizar uma cobertura especial dos três dias de evento. As reportagens e demais conteúdos exclusivos serão apresentados em todas as plataformas da marca — site, podcast, redes sociais, boletins na rádio CBN e jornais Valor e O Globo.