Operação Nexus: mais de 10 pessoas são presas em Fortaleza e Icaraí em ofensiva contra facção

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou na manhã desta terça-feira (30) a Operação Nexus, que mira um grupo criminoso de origem carioca – as ações ocorrem em Fortaleza e no Icaraí, localidade do município de Caucaia, na Região Metropolitana.

A operação é coordenada pela Delegacia de Narcóticos (Denarc) da Polícia Civil cearense, em conjunto com o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO). Estão sendo cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão, com mais de 10 presos até o momento, além da apreensão de drogas, veículos e celulares.

Mais informações sobre a operação serão divulgadas ainda nesta terça, segundo as forças de segurança, em coletiva de imprensa a ser realizada no prédio da Delegacia-Geral, em Fortaleza.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Operação Nocaute

Na última sexta-feira (26), uma outra operação da Polícia Civil cearense foi deflagrada mirando uma facção criminosa de origem carioca, a Operação Nocaute VIII, nos municípios de Fortaleza, Beberibe, Aracati e Itaitinga. As ações foram coordenadas pelo DRCO da Polícia Civil. Em Fortaleza, a operação ocorreu simultaneamente nos bairros Conjunto Ceará, Jangurussu, e Planalto Ayrton Senna. Conforme a Polícia Civil, foram cumpridos mandados de prisão, busca e apreensão e bloqueio de contas bancárias, com prisões e apreensões de armas.

Operação Integração Saturação Total

Ainda este mês, a Operação Integração Saturação Total teve um saldo de 261 pessoas capturadas pelas forças de segurança do estado. A ação teve como objetivo principal combater Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) – homicídios – e desarticular grupos criminosos em atuação na capital cearense, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e no interior.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), Roberto Sá, acompanhou a saída das equipes ao lado dos chefes das demais forças de segurança. Segundo ele, mais de 700 agentes foram mobilizados, de forma extraordinária, para atuar nas áreas consideradas mais críticas com base em análises estratégicas. Durante os três dias de operação, foram realizadas 232 capturas em flagrante: 61 delas em Fortaleza, 49 na RMF, 54 na Região Norte e 68 na Região Sul. Além disso, outras 29 pessoas foram detidas por força de mandados de prisão em aberto, totalizando 261 suspeitos retirados das ruas. As prisões foram resultado de ações integradas entre a Polícia Militar, Polícia Civil e Secretaria da Administração Penitenciária.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Facção atua em Pacatuba contra famílias da região

A comunidade Jacaré, em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, vive um cenário de abandono e medo após a ação violenta de uma facção criminosa de origem carioca. Cerca de 30 famílias foram obrigadas a deixar suas casas nos últimos dias, após o grupo criminoso tomar o controle da região. A rua principal da comunidade ficou deserta, com casas fechadas, outras destelhadas, portas arrombadas e móveis deixados para trás em uma fuga desesperada. Quem foi embora saiu às pressas e deixou tudo para trás – geladeira, colchão, armário, até um gatinho – com a expulsão tendo sido imposta com violência.

Leia também | Câmera flagra assalto a frentistas em posto de combustíveis em Aquiraz, no Ceará