O município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foi cenário de uma operação integrada das forças de segurança do Ceará, ao longo da última semana, com 14 suspeitos tendo sido presos ao longo das ações. A operação foi realizada em cooperação entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), a Polícia Militar do Ceará (PMCE) e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP).
As ações foram executadas após a cidade aparecer no topo do ranking do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2025, dos municípios mais violentos do Brasil, no último mês de julho, levando em conta a proporção de mortes por 100 mil habitantes. Maranguape atingiu a marca de 79,9 mortes por 100 mil habitantes. Caucaia, também na RMF, figurou no top 10 da lista.
Os trabalhos iniciaram no domingo da semana passada (10) e se estenderam até este domingo (17). Além das prisões, foram apreendidas quatro armas de fogo. As Coordenadorias Integrada de Planejamento Operacional (Copol), Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) de Inteligência (Coin) da SSPDS-CE também integram os trabalhos policiais.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A operação visava cumprir mandados de prisão contra alvos de investigações de crimes na região e a captura de foragidos da Justiça, além de fazer diligências estratégicas em áreas com registros altos de homicídios no município de Maranguape.
Do total de 14 suspeitos, seis foram autuados em flagrante durante abordagens e outros seis estavam com mandados de prisão em aberto e foram presos, além de dois mandados de prisão cumpridos contra dois suspeitos que já se encontravam no sistema penitenciário.
Sábado
Com os trabalhos na tarde do sábado (16), uma equipe de policiais civis da Delegacia de Polícia Civil de Maranguape, com apoio do Núcleo Operacional e Núcleo de Inteligência do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), realizou a prisão em flagrante de um homem de 35 anos. O suspeito é apontado como chefe de um grupo criminoso atuante na região do bairro Amanari, em Maranguape.
O homem já tinha uma extensa ficha de antecedentes criminais, com quatro passagens por homicídio doloso consumado e uma por tentativa de homicídio, roubo, tráfico ilícito de drogas, associação para o tráfico, associação criminosa e crime contra a administração pública. Ele foi localizado no município de Pacatuba. Após a captura, o suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Maranguape, onde foi autuado em flagrante pelo crime de integrar organização criminosa.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ainda no decorrer dos trabalhos operacionais na tarde do sábado, outro homem, de 23 anos, foi capturado. O suspeito estava com um mandado de prisão preventiva em aberto por um crime de homicídio qualificado.
Em outras ações ostensivas, uma equipe da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da PCCE apreendeu 50 munições de calibre .40 em um condomínio residencial. Também foram apreendidos por uma composição do Comando Tático Motorizado (Cotam) da PMCE: um revólver calibre 38 com sete munições de mesmo calibre, uma balança de precisão, três bases de carregadores para rádios comunicadores, dois aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro.
Operação de 7 dias da polícia em Maranguape/CE termina com 14 presos após município liderar ranking de violência
Com os trabalhos realizados durante a semana, um homem, de 30 anos, que já tinha passagens por crimes de roubo, roubo a pessoa, adulteração de sinal identificador de veículo e associação criminosa, estava com um mandado de prisão temporária em aberto pelo crime de roubo qualificado. Outro suspeito, de 49 anos, foi capturado pelo crime de descumprimento de medida protetiva de urgência. O segundo homem já possui antecedentes criminais por ameaça, crime contra a administração pública e crime de violência doméstica. Além deles, foram cumpridos mandados judiciais contra suspeitos de envolvimentos em assassinatos na região.
Um homem, de 25 anos, estava com uma ordem judicial de prisão preventiva em aberto por um crime de homicídio; outro homem, de 36 anos, foi preso por força do cumprimento de um mandado de prisão por condenação transitada em julgado por homicídio qualificado; e um terceiro suspeito, de 26 anos, com passagens por crime ambiental e tráfico ilícito de drogas, foi preso após ser cumprido um mandado de prisão preventiva por homicídio. Para além deste último, os policiais realizaram o cumprimento de outras duas ordens judiciais contra suspeitos que já se encontravam em reclusão.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Trabalho integrado
Participam da operação em Maranguape: equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) – por meio do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), da Delegacia de Polícia Civil de Maranguape, da 5ª Seccional da Região Metropolitana (AIS 24), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Departamento Técnico Operacional (DTO); equipes da PMCE; da SAP; e das Coordenadorias de Inteligência (Coin), Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS-CE.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85)3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
As informações também podem ser encaminhadas para o telefone (85) 3101-7344, da Delegacia de Polícia Civil de Maranguape. O sigilo e o anonimato são garantidos.
Leia também | Plantação com 1.200 pés de maconha é incinerada em Missão Velha, no interior do Ceará