Operação da Polícia Civil prende membros de facção criminosa em três cidades do Ceará

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) deflagrou uma operação para cumprir sete mandados de prisão contra membros de uma facção criminosa atuante no interior do estado. Conforme informado, quatro dos suspeitos foram presos, com outros três alvos dos mandados já estando recolhidos em unidades prisionais.

A operação mira um grupo criminoso de origem no estado do Ceará, com atuação em Jaguaribe. Os mandados, no entanto, foram cumpridos em três outros municípios cearenses: Pereiro, Quixadá e Pacajus.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A ação policial foi realizada por equipes da Delegacia de Polícia Civil de Jaguaribe, com apoio das Delegacias de Pacajus e de Quixadá, e teve como objetivo desarticular o grupo criminoso. Foram cumpridos mandados de prisão contra seis homens e uma mulher, com idades entre 21 e 33 anos. Segundo as forças de segurança, alguns deles têm extensa ficha criminal, incluindo antecedentes por tráfico de drogas, tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo.

Os investigados presos pelas Delegacias de Pacajus e de Quixadá foram encaminhados para audiência de custódia. Já os dois capturados pela Delegacia de Jaguaribe foram conduzidos à Cadeia Pública do município de Icó, onde foram colocados à disposição da Justiça. As investigações seguem em andamento.

“A Polícia Civil do Estado do Ceará reforça que continuará com as ações integradas e permanentes para identificar e prender todos os envolvidos, bem como aprofundar as apurações sobre a atuação da organização criminosa na região”, pontua a corporação.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Denúncias

A população pode contribuir com investigações das forças de segurança repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Anteriores

Na última semana, foi deflagrada outra operação pela Polícia Civil cearense, a Operação Clusterdown, resultando em ao menos 16 membros de facção criminosa presos, em ações desempenhadas no Ceará e em cinco outros estados brasileiros. Segundo a PCCE, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão no Ceará e também em Goiás, Rondônia, São Paulo, Paraná e Pará. Os alvos são pessoas envolvidas com uma facção criminosa de origem carioca.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Foram cumpridos ao menos 16 mandados de prisão, sendo 12 de pessoas em liberdade, no Ceará, três mandados de prisão cumpridos em presídios e um em Goiás. No Ceará, as ações acontecem em Fortaleza, Eusébio, Caucaia, Maracanaú, Horizonte e Itaitinga – todos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

Na mesma semana, dois dias antes, a PCCE deflagrou as operações Nocaute XI e Parabellum, para combater a atuação de facções criminosas originárias do Rio de Janeiro, com foco no comércio ilegal de armas e munições. Foram cumpridos ao menos 21 mandados de prisão, em três municípios.

As duas operações são coordenadas pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), da Polícia Civil. A Operação Nocaute XI, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), realizou ações em Fortaleza (no bairro Pirambu), em Aracati e em Iguatu. Já a Operação Parabellum, coordenada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), tinha o objetivo de combater o tráfico de armas e munições e o crime organizado, na capital cearense.

Leia também | Cães farejadores da Polícia Militar localizam drogas escondidas à margem de córrego em Fortaleza