Polícia Civil cumpre mais de 20 mandados de prisão contra integrantes de facção no Ceará

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (16) a Operação Ad Aeternum, da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), mirando integrantes de facção criminosa em cinco municípios do estado. Conforme informado, até o momento já foram cumpridos mais de 20 mandados de prisão – alguns dos alvos estavam em liberdade e outros já estavam em unidades prisionais.

As ações acontecem simultaneamente nos municípios de Fortaleza, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Aracati, Beberibe e Icapuí. As ações são coordenadas pela 1ª Delegacia de Polícia Civil de Caucaia e 1ª Delegacia Seccional da Região Metropolitana, pertencentes ao Departamento de Polícia Metropolitana.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Operação da Polícia contra integrantes de facção criminosa no Ceará apreendeu medicamentos de uso controlado

Ainda segundo a Polícia Civil, entre os produtos localizados, foram apreendidos mais de 200 caixas de medicamentos de uso controlado e 2 kg de drogas. Mais informações sobre as ações policiais devem ser divulgadas ainda nesta quinta-feira.


Operação Atlântida

Na terça-feira (14), a Polícia Civil deflagrou outra operação mirando integrantes de facções criminosas no estado, a Operação Atlântida, com ações na capital cearense e nos municípios de Maranguape e Trairi, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Ao menos 10 pessoas foram presas na ocasião.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Foram cumpridos, ao longo do dia, mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades citadas, além da apreensão de aparelhos celulares e drogas. As ações, coordenadas pelo Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), por meio da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e com apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), miravam uma facção criminosa de origem carioca, segundo as forças de segurança.

Expulsões

As operações acontecem em meio a uma alta nos casos de expulsões de moradores em comunidades, feitas por integrantes de facções criminosas em Fortaleza e na Região Metropolitana. Ainda esta semana, cerca de 30 famílias foram obrigadas a deixar suas casas na Rua Francisco Vasconcelos Júnior, conhecida como Beco do Boi. A expulsão, segundo relatos de moradores, foi determinada por grupos criminosos que disputam o controle do território.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Em outra ocorrência registrada ainda esta semana, moradores do residencial Cidade Jardim I, no bairro José Walter, também em Fortaleza, foram expulsos de casa por integrantes de facções criminosas atuantes na região. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) reforçou o policiamento na área, para garantir a segurança dos moradores que deixavam os apartamentos. O tenente Jones, do Batalhão de Choque (CPChoque), afirmou que as operações estão sendo intensificadas em Fortaleza e em outros municípios da Região Metropolitana.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Leia também | Facção expulsa 30 famílias e transforma comunidade do Ceará em ‘cidade-fantasma’