A onda de calor que afeta o Rio Grande do Sul está no seu pico de intensidade desde quinta-feira (5/2), e permanece nesta sexta-feira (6/2), de acordo com a Metsul Meteorologia. Porém, a previsão é que na retaguarda do forte calor, uma frente fria seja responsável por virar o tempo no fim de semana, com condições para chuva e temporais isolados.
Onda de calor no Sul já tem data para acabar
Diversas cidades do Rio Grande do Sul enfrentam temperaturas entre 35ºC e 40ºC nesta sexta-feira. Segundo o boletim da consultoria climática, o último dia da onda de calor terá o noroeste, região dos vales, a grande Porto Alegre, a serra e o litoral norte como regiões mais quentes.
Já no sul e na Campanha, a frente fria chega primeiro e já aumenta a presença de nuvens e a chuva irregular. “Como vai estar muito quente, não se afasta o risco de temporal localizado”, indica Estael Sias, meteorologista da MetSul.
Leia mais
Quatro ciclones em um mês é normal para o Brasil? Especialistas detalham
No sábado (7/2), o sistema frontal avança pelo Rio Grande do Sul e leva chuva já no começo do dia. Ao longo do sábado, a frente provoca instabilidade maior do centro para o norte do Estado. Apesar da distribuição irregular, o sábado será o dia mais chuvoso do fim de semana, indica o boletim.
Apesar de não haver previsão de chuva intensa para nenhuma área, o entorno do norte da Lagoa dos Patos e do nordeste do Estado são as regiões com maior potencial. Como na maioria das frentes frias de verão, o efeito na temperatura não é trazer frio e sim moderar o calor, e por isso, o tempo permanece quente no oeste, mas sem os valores extremos que foram registrados ao longo da semana.
No restante do Rio Grande do Sul, as temperaturas permanecerão mais amenas durante o sábado e domingo em várias cidades do sul e do leste com máximas abaixo de 30ºC.