Oito integrantes de facção são presos em operação da polícia em Fortaleza e Maracanaú

Foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (2) a Operação Redes Sociais, por meio da qual foram presos oito integrantes de uma facção criminosa nas cidades de Fortaleza e Maracanaú. As ações são realizadas por agentes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e miram um grupo criminoso de origem carioca.

Os alvos são seis adultos e dois adolescentes. Conforme informado, parte dos suspeitos estava com mandados de prisão preventiva em aberto, tendo sido localizados nos bairros Vicente Pinzón e Quintino Cunha, em Fortaleza, e também no município de Maracanaú. Ainda durante as ações, um mandado de prisão foi cumprido em uma unidade prisional, contra um investigado que já estava preso.

Intitulada de “Operação Redes Sociais”, a ação tem o objetivo de retirar de circulação indivíduos que articulavam atividades criminosas e divulgavam essas ações por meio das redes sociais. Com base em trabalhos de inteligência, os investigadores identificaram os envolvidos e solicitaram ao Poder Judiciário a expedição dos mandados de prisão pelo crime de integrar organização criminosa.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Segundo as apurações, os suspeitos atuavam em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), sendo eles responsáveis pela comercialização de drogas e ainda outros crimes na região.

A operação foi coordenada por policiais do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), com apoio do Departamento Técnico Operacional (DTO) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), todos da PCCE. Ao todo, oito pessoas foram capturadas e conduzidas à delegacia, onde os mandados foram formalmente cumpridos. Os suspeitos foram colocados à disposição da Justiça.

Mais informações detalhando as ações dos policiais civis devem ser divulgadas ainda nesta quinta-feira (2).

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Operação Nexus

Ainda esta semana, na última terça-feira (30), a Polícia Civil realizou a Operação Nexus, em Fortaleza e municípios da Região Metropolitana, também mirando um grupo criminoso de origem carioca. A ação resultou no cumprimento de 20 mandados de prisão, sendo 17 contra pessoas em liberdade e três já detidas no sistema prisional, além da apreensão de 8 kg de maconha, veículos de luxo e celulares.

Segundo o delegado João Carlos, adjunto da Delegacia de Narcóticos (Denarc), a operação é fruto de uma investigação que durou cerca de um ano, com o objetivo de mapear a entrada e a distribuição de drogas em bairros de Fortaleza, como Jardim Guanabara, Floresta e Jardim Iracema. “Todos os indivíduos presos hoje eram responsáveis pela distribuição direta das drogas. A operação visa enfraquecer a organização e gerar impacto direto em sua atuação criminosa”, afirmou o delegado à equipe de reportagem da TV Cidade.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Entre os presos, destacam-se dois homens: um de 34 anos, capturado no bairro Padre Andrade, e outro de 29 anos, no Vila Velha. Ambos atuavam na distribuição de drogas em pontos de venda conhecidos como “biqueiras”. Além disso, uma mulher foi presa em flagrante transportando 8 kg de maconha para a cidade de Tianguá, no interior do estado, sendo responsável pela distribuição da droga em outras cidades do Ceará. Um adolescente também foi apreendido por ato análogo ao tráfico.

Leia também | Operação Nocaute VIII: polícia mira facção criminosa em Fortaleza e mais três cidades do Ceará