O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou um alerta vermelho de “grande perigo para tempestades” até sábado (18/10) no Paraná e em Mato Grosso do Sul, mas com possibilidade de prorrogação.
Leia mais
Veja se vai chover na sua região
Já a partir do final da noite desta sexta-feira (17/10), uma frente fria avança pelo oceano e se espalha por todo Paraná. Segundo Paulo Barbieri, meteorologista do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), entre a madrugada e o período da manhã de sábado, essas áreas de instabilidade devem avançar rapidamente pelo estado, provocando ventos fortes. “Existem condições de temporais localizados no Estado”, afirma o especialista.
No oeste do Paraná, em Palotina e Terra Roxa, dois produtores de soja têm comemorado as boas chuvas dos últimos dias. Alexandre Pugiski finalizou o plantio em 28 de setembro, e afirma que a chuva tem sido forte, mas positivas.
Chuva em Palotina (PR) nesta sexta-feira (17/10)
“As chuvas têm vindo acompanhadas de frio, e para a soja o ideal seria chover e esquentar, mas não podemos reclamar. O plantio já foi feito, e choveu em cima. Não houve replantio”, comemora. Porém, Pugiski ressalta que é necessário ficar atento à força das precipitações. “A chuva tem vindo muito forte, trinta milímetros em questão de horas. Então tem que tomar cuidado para não causar erosão”.
O produtor de soja, Loiso Delai, também já finalizou seu plantio e afirma que as condições são “muito boas”. Segundo ele, o ideal é que as chuvas continuem moderadas no oeste do Paraná. “Aqui em Palotina choveu, mas agora só ventos fortes, mas sei que em algumas regiões deu temporal”, contou Delai.
Loiso Delai se surpreendeu com nuvens em sua lavoura em Palotina (PR)
Segundo o Inmet, há previsão de chuva acima de 60 milímetros por hora ou maior que 100 milímetros em um dia, com ventos superiores a 100 km/h, e queda de granizo. “Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos, resume o boletim.
As regiões mais afetadas devem ser o oeste, noroeste, norte-central, centro-ocidental e centro-sul do Paraná; o leste e sudoeste de Mato Grosso do Sul; e até Presidente Prudente, em São Paulo.
De acordo com Marco Antônio dos Santos, agrometeorologista da Rural Clima, o tempo deve sofrer mudanças bruscas no início da próxima semana com a chegada de uma massa de ar polar no lugar da frente fria. Com isso, a chuva deve cessar. No domingo (19/10), a frente fria se desloca para a região central do Brasil, e a partir de segunda-feira (20/10), a chuva diminui consideravelmente no Sul, inclusive no Paraná. “Aos poucos o sistema avança e abre o tempo no Sul por conta da massa de ar polar que avança a partir de domingo”.