
A GreenLight Biosciences, empresa líder global em soluções de RNA para a agricultura, está expandindo suas operações no Brasil com o lançamento do Fortivance™, maximizador da ação de inseticidas que oferece até 25% mais proteção no controle de pragas. Em menos de seis meses, a empresa já comercializou mais de 1,2 milhão de litros do produto, que tem como base ingredientes de origem biológica. A estratégia da empresa é crescer no mercado nacional com tecnologias de proteção de cultivos de última geração, fortalecendo o manejo de diferentes culturas nas principais regiões produtivas do país.
“Os agricultores brasileiros são ávidos por inovações e lideram a transformação rumo a práticas mais sustentáveis, combinação que torna o país um mercado estratégico para nós. Com o Fortivance™, lançamos um aliado inteligente do agricultor, que potencializa a eficiência dos inseticidas, resultando em maior produtividade e menor impacto ambiental”, afirma Areadne Zorzetto, diretora de Marketing e Vendas da GreenLight Biosciences na América Latina.
O diferencial do Fortivance™ está na formulação com beta-glucanos, compostos que atuam diretamente no trato digestivo de lagartas e outras pragas mastigadoras, especialmente as da ordem Lepidoptera, amplamente presentes no país. Esses ingredientes regulam o pH intestinal das pragas, criando um ambiente que reduz a degradação das moléculas químicas dos inseticidas.
“Com ação dupla, Fortivance™ maximiza a eficiência dos defensivos contra lagartas e percevejos, dois dos principais desafios econômicos da agricultura no Brasil.”
Areadne Zorzetto, diretora de Marketing e Vendas da GreenLight Biosciences
Na prática, os produtores conseguem aumentar a janela de reaplicação, o que se traduz em menor número de pulverizações ao longo do ciclo. Na cafeicultura, por exemplo, o manejo do bicho-mineiro passou a exigir duas aplicações a menos por safra. Resultados similares aparecem também nas demais culturas que já estão utilizando o produto, como milho, algodão, tomate e citrus. O número de aplicações também impacta nos custos de produção, com menos desperdício de insumos e maior retorno sobre o investimento.
Novos passos no Brasil
O objetivo da GreenLight Biosciences é ampliar rapidamente o portfólio no país. Atualmente, a empresa já está conduzindo o processo de registro do primeiro produto de RNA no Brasil e tem a meta de lançar pelo menos um novo produto à base de RNA a cada ano, com foco no controle preciso de pragas e na sustentabilidade do manejo agrícola.
“Somos a primeira e única empresa no mundo com um produto de RNA registrado e em uso comercial. Nossas soluções se integram aos programas de manejo atuais de praga de forma simples, suportando as estratégias de rotação e aumentando o controle de longo prazo, com segurança e eficiência”, conclui Zorzetto