Após um período de calor intenso, com máximas acima de 40 °C e instabilidades típicas do verão, o Sudeste deve ter um alívio térmico com o avanço de uma frente fria nos próximos dias. A previsão aponta para chuvas intensas no fim de semana, e queda nas temperaturas a partir de segunda-feira (19), com o fortalecimento do sistema.
Segundo o boletim da MetSul Metereologia, uma área de alta pressão vai avançar do Pacífico para a Argentina e se estabelecer no começo da semana na altura da província de Buenos Aires, na Argentina, acompanhando a incursão da massa de ar frio no Cone Sul da América.
+ Veja como ficam as temperaturas na sua cidade
A massa de ar frio deve ingressar pelo Sul do Brasil ainda no domingo (18), chegando ao Rio Grande do Sul e avançando pelo Leste da Região Sul na segunda-feira. O sistema de trajetória marítima, comum no verão, será a “segunda incursão de ar frio de maior intensidade no território brasileiro em 2026”, conforme a MetSul.
O sistema não deve ser tão intenso quanto o último, mesmo assim, provocará queda significativa das temperaturas, especialmente durante a madrugada, com mínimas de 10 °C a 12 °C em pontos do Sul gaúcho e 5 °C a 7 °C nos campos de altitude mais elevada, como os Campos de Cima da Serra. Em Santa Catarina, geadas isoladas podem ocorrer no Planalto Sul. No Paraná, Curitiba terá madrugadas em torno de 11 °C a 12 °C.
Initial plugin text
No Sudeste, o ar frio começará a influenciar São Paulo entre segunda (19) e terça-feira (20). Segundo a meteorologista Flávia Rosso, as chuvas devem marcar o fim de semana. No sábado (17), nuvens carregadas surgem no leste de São Paulo, ganhando força à tarde e provocando pancadas localmente intensas e tempestades em quase todo o estado paulista, no Triângulo Mineiro, sul e centro de Minas Gerais, além do sul do Rio de Janeiro.
No domingo (18), o padrão será semelhante, com instabilidades no leste paulista, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, evoluindo para pancadas de chuva e tempestades à tarde, abrangendo grande parte da região.
O ponto de virada ocorrerá na segunda-feira (19), quando a frente fria costeira se aproxima do Sudeste e ganha intensidade. “As chuvas serão fortes e abrangentes, atingindo todos os estados da região, incluindo Espírito Santo, e trazendo tempestades localizadas”, alerta Rosso. Com o avanço do sistema frontal, o calor intenso dará lugar a temperaturas mais amenas, com máximas entre 20 °C e 30 °C na maior parte da Região Sudeste.
O Rio de Janeiro sentirá a mudança a partir de terça-feira, com temperaturas diurnas inferiores à média e madrugadas mais frescas. Minas Gerais e o Espírito Santo também terão redução térmica, especialmente nas regiões de maior altitude, como a Mantiqueira e o Sul mineiro.