Nikolas Ferreira vira réu na Justiça Eleitoral por divulgação de fake news nas eleições de 2024

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) tornou-se réu na Justiça Eleitoral de Minas Gerais sob acusação de propagar fake news durante a campanha para as eleições municipais de 2024, em Belo Horizonte. A denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE) foi aceita pelo juiz Marcos Antônio da Silva, da 29ª Zona Eleitoral, também incluindo na ação o deputado estadual Bruno Engler (PL), a deputada Delegada Sheila (PL) e a coronel da reserva Cláudia Araújo Romualdo, candidata a vice-prefeita na chapa de Engler.

Segundo a acusação, o grupo articulou uma campanha de desinformação com o objetivo de prejudicar a imagem do então prefeito e candidato à reeleição Fuad Noman (PSD), favorecendo, assim, a candidatura de Engler. Entre as ações identificadas pelo MPE, destaca-se a divulgação de um vídeo em que Nikolas Ferreira distorce um trecho do livro de ficção “Cobiça”, de autoria do próprio Fuad, sugerindo que ele fazia apologia a crime hediondo. A denúncia aponta ainda imputações falsas, associando o candidato adversário a suposta exposição de crianças a conteúdo impróprio durante um festival promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Apesar de ordem judicial para remoção do conteúdo publicado, Nikolas Ferreira descumpriu a decisão e voltou a publicar novo material reforçando as acusações, o que, para o MP, caracteriza dolo intenso e persistência na conduta ilícita.

Se condenados, os réus poderão perder seus direitos políticos, tornando-se inelegíveis, além de serem obrigados a pagar indenização por danos morais – que poderá ser destinada a instituições de caridade. Os acusados têm dez dias a partir da notificação para apresentar suas defesas perante a Justiça Eleitoral.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

As equipes de Nikolas Ferreira, Bruno Engler e Delegada Sheila ainda não se manifestaram oficialmente sobre a decisão da Justiça Eleitoral que os tornou réus por divulgação de fake news nas eleições municipais de 2024 em Belo Horizonte.