
A nova temporada do mundial de montaria em touros da Professional Bull Riders (PBR) começou com domínio dos peões dos Estados Unidos. As duas primeiras etapas realizadas até o momento tiveram vitórias de americanos da divisão de elite da liga. Mas a disputa contra os brasileiros se mostra acirrada.
Na prova de abertura, em Manchester, no Estado de New Hampshire (EUA), Dalton Kasel apostou na segurança do duelo contra um touro de quem já ganhou diversas vezes. E a montaria de 89,50 lhe rendeu a fivela de ouro com uma vantagem de menos de um ponto sobre o brasileiro Julio Cesar Marques.
Leia também
Filme sobre Asa Branca revisita trajetória do locutor que mudou o rodeio brasileiro
Na segunda etapa do campeonato, em Chicago, foi a vez de Marco Rizzo. Com uma montaria de 90,25 pontos, vencendo ninguém menos que Man Hater, o melhor touro de rodeios do mundo, o americano comemorou a vitória, com 0,25 de diferença para outro brasileiro: Eduardo Aparecido.
Com o resultado, os dois aparecem nas primeiras posições do ranking mundial. Kasel lidera com 136 pontos, seguido por Rizzo, com 130. Em terceiro, Paulo Eduardo Rossetto, o brasileiro mais bem colocado até o momento, com 126 pontos, empatado com Kaiden Loud.
A próxima etapa da divisão de elite da PBR será nos dias 2 e 3 de janeiro de 2026, no TD Garden, em Boston. A final mundial será de 7 a 10 de maio do ano que vem, em Forth Worth, Texas.
Mundial da PBR – Classificação depois de duas etapas
Se um americano for campeão, vai quebrar uma sequência de três títulos mundiais de brasileiros. Rafael José de Brito venceu em 2023, Cássio Dias Barbosa em 2024 e José Vitor Leme em 2025, passando a integrar o seleto grupo dos que detêm três títulos mundiais, ao lado de Adriano Moraes e Silvano Alves.
Silvano Alves, José Vitor Leme e Adriano Moraes – peões brasileiros tricampeões
Divulgação/PBR
No ano passado, Leme conquistou o campeonato superando justamente o próprio Kasel, que viu escapar a chance de conquistar pela primeira vez o título mundial.
O último peão dos Estados Unidos a vencer a divisão de elite da PBR foi Daylon Swearingen, em 2022. Naquele ano, ele venceu José Vitor Leme, que tentava ser o primeiro da história a conquistar por três vezes seguidas o mundial da PBR.






