
As multinacionais Pepsico e Unilever, em parceria com outras empresas globais de varejo, alimentos e bebidas, lançam um programa para promover a agricultura sustentável na América do Norte. Juntas, Pepsico e Unilever planejam atingir 5 milhões de hectares de áreas plantadas com agricultura regenerativa até 2030.
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O programa busca fortalecer a capacidade das organizações de apoiar os agricultores em toda América do Norte. A Pepsico ponderou que a agricultura regenerativa ajuda a melhorar a saúde do solo e reduz emissões de carbono, melhora a biodiversidade e a saúde das bacias hidrográficas, ajudando a elevar o padrão de vida de agricultores e comunidades agrícolas.
Atualmente, a Pepsico compra aproximadamente 50 culturas e ingredientes agrícolas de mais de 60 países. A multinacional tem como meta atingir 4 milhões de hectares de áreas plantadas com agricultura regenerativa até 2030.
De acordo com Jim Andrews, diretor de sustentabilidade da Pepsico, os agricultores tendem a adotar mais práticas novas quando veem benefícios claros e recebem orientação de organizações que conhecem e nas quais confiam. Por isso, a parceria com essas organizações é essencial para o sucesso dos programas de agricultura regenerativa.
“O programa investe nas organizações que apoiam os agricultores todos os dias, com o objetivo de garantir que eles possam crescer, inovar e liderar a transição para uma agricultura mais sustentável”, disse Andrews.
“O programa da Pepsico me deu flexibilidade para experimentar muitas das práticas regenerativas que eu queria implementar, e em mais áreas”, disse Chris Beaudry, agricultor em St. Front, Saskatchewan, e membro da South East Research Farm.
A Unilever tem como meta implantar agricultura regenerativa em 1 milhão de hectares globalmente até 2030. “A agricultura regenerativa é uma parte importante da construção de uma cadeia de suprimentos e um sistema alimentar mais fortes e resilientes. Nosso trabalho de longa data com a Practical Farmers of Iowa tem sido revolucionário, e este próximo capítulo é um grande passo à frente”, disse Kristina Friedman, chefe de sustentabilidade da Unilever América do Norte.
O programa vai fornecer às entidades parceiras ferramentas, treinamento e recursos para apoiar os agricultores no campo.
A primeira fase do programa incluirá a South East Research Farm (SERF), que dará suporte aos agricultores em todas as pradarias canadenses, a Practical Farmers of Iowa, que dará suporte aos agricultores no oeste do Canadá e nos EUA, e a Farm Advisor, em Indiana, que reúne agricultores experientes em conservação com colegas para acelerar a adoção de práticas de saúde do solo por meio de mentoria, educação e suporte na fazenda.
“Ter todos esses grandes nomes investindo em nossa capacidade veio em um momento crucial. Isso nos permitiu ser mais eficientes, expandir nosso alcance e fornecer suporte técnico e financeiro oportuno a mais produtores rurais”, disse Sarah Carlson, diretora sênior de programas e engajamento de membros da Practical Farmers of Iowa.
Na Europa, um teste piloto começou a ser realizado na Espanha, com a Garlan Sociedade Cooperativa, apoiada pela Earthworm Foundation.
“Este projeto-piloto na Espanha visa capacitar a Garlan com as ferramentas e metodologias necessárias para apoiar seus agricultores durante as transições”, disse Bastien Sachet, CEO da Earthworm Foundation.






