Motociclista é surpreendido por jiboia descansando em guidão de moto em Fortaleza

Um motociclista foi surpreendido, em Fortaleza, ao encontrar uma jiboia descansando no guidão da moto. O homem havia estacionado o veículo na rua e, ao retornar, encontrou a serpente.

O animal foi resgatado e repassado para um centro de triagem, para em seguida ser solto em um local adequado. O flagrante foi feito no bairro Autran Nunes, na capital cearense.

A população pode acionar a Inspetoria de Proteção Ambiental para o resgate de animais silvestres por meio do número 190, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Saiba o que fazer ao encontrar uma serpente na rua ou em casa:

  • Mantenha a calma e afaste imediatamente crianças e animais domésticos do local para evitar acidentes. As serpentes geralmente não atacam humanos, a não ser que se sintam ameaçadas.
  • Não toque, capture nem machuque o animal. Evite qualquer contato direto, pois a serpente pode se sentir ameaçada e atacar.
  • Acione os órgãos competentes para o resgate. Ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou para os órgãos ambientais, que possuem equipes treinadas para recolher e remover o animal com segurança, devolvendo-o ao habitat natural.
  • Tire fotos ou vídeos para ajudar na identificação, caso possível, envie para o setor de fauna da região para receber orientações específicas.
  • Evite fazer barulho ou movimentos bruscos perto da serpente, mantenha distância segura e isole a área.
  • Depois da captura, faça uma vistoria na residência ou local onde a cobra foi encontrada, procurando frestas, buracos e possíveis entradas para vedar e dificultar o retorno dos animais.
  • Caso ocorra uma picada, lave o local com água e sabão, mantenha a vítima imóvel e procure imediatamente o serviço médico, levando, se possível, o animal para facilitar o diagnóstico.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | Homem é preso após ouvir som alto ao lado de UPA e desacatar policiais em Fortaleza