
Fortaleza deverá ganhar cinco novos parques urbanos, elevando para 30 o total de grandes espaços verdes disponíveis na cidade, conforme anunciado pelo prefeito Evandro Leitão durante o evento “Diálogos Rumo à COP30”, na última semana. Em meio a isso, a população avalia a situação observada nos demais parques, já existentes.
No Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, as pessoas se mostram satisfeitas com a experiência do espaço. A costureira Francisca Batista comenta que o parque “é maravilhoso”, ao falar com a equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza. “Gosto muito de vir, inclusive todos os domingos a gente vem, nos feriados também a gente vem.”
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No Parque Rio Branco, localizado no bairro São João do Tauape, o cenário também é elogiado, mas os moradores também apresentam reclamações. O aposentado Manoel Oliveira Filho cobra melhorias: “acontece que eles fizeram a reforma, prometeram que iam fazer a manutenção, nada. Os coqueiros carregadíssimos de coco… Já estão roubando a fiação da parte das câmeras. Esse parque tem que ser fechado seis horas da tarde e abrir seis horas da manhã. Pronto, é o ideal. As pessoas estão fechando esse parque dez horas da noite, é o período que todo mundo faz a festa”, comenta.
Procurada pela equipe de produção, a Prefeitura, por meio da Secretaria Regional 2, informa que fez uma vistoria técnica na área. A poda dos coqueiros já foi realizada na última terça-feira (16), além disso. Nos próximos dias, será executada uma varrição, e as rondas da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) serão intensificadas para aumentar a segurança dos frequentadores.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Já o Parque Urbano da Lagoa da Maraponga, fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo do Estado, está abandonado, segundo o aposentado Aroldo Pinheiro, também ouvido pela reportagem. “Não tem mais ninguém. Tinha gente de uma ruma que vinha com as crianças, agora não vem mais, que é tudo abandonado.”
Segundo a Prefeitura, são R$ 10 milhões em investimentos, com conclusão prevista para 2026. A gestão municipal aponta que projeto está em fase de estudos técnicos. Uma nova iluminação será instalada após essa obra de requalificação.
Parques urbanos em Fortaleza chegarão a 30, conforme anúncio da Prefeitura
Os novos parques ficarão localizados nos bairros Aracapé, Floresta, Jardim das Oliveiras, Passaré e Paupina, e passam a ser oficialmente áreas protegidas por lei, com o objetivo de preservar o meio ambiente e impedir ocupações irregulares.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Com os novos parques, que passarão a contar com planos de manejo específicos para ampliar a cobertura verde, a Prefeitura tem a intenção de reduzir as ilhas de calor e avançar na preservação ambiental dentro da cidade.
Lista dos novos parques a serem implementados na capital cearense, conforme anunciado pelo prefeito Evandro Leitão:
- Parque Urbano da Lagoa do Aracapé;
- Parque Urbano da Lagoa do Urubu;
- Parque Urbano Zeza Olho D’água;
- Parque Urbano Zoobotânico do Passaré;
- Parque Urbano da Lagoa da Paupina.
Leia também | Parque do Cocó lidera ranking nacional de visitação entre parques estaduais






