Matrículas para escolas da rede estadual no interior do Ceará já estão abertas

Iniciou nesta terça-feira (6) o período de matrículas para o ano letivo de 2026 nas escolas regulares da rede pública estadual no interior do Ceará. O foco, segundo a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), é nos estudantes novatos e oriundos das escolas das redes municipais.

Pais, mães, responsáveis e alunos devem ficar atentos aos prazos. As matrículas ocorrem de maneira presencial, na secretaria da escola. O ano letivo de 2026 terá início em 4 de fevereiro de 2026.

Segundo a Secretaria, o princípio da equidade é “eixo central do processo”, com o objetivo de garantir que os grupos prioritários façam matrícula antes do público geral. Entre os grupos contemplados estão pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estudantes da Educação Especial (incluindo pessoas com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/Superdotação), dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de jovens em condições de vulnerabilidade social. No interior, a matrícula dos grupos prioritários ocorre nos dias 6 e 7 de janeiro de 2026.

Em seguida, no período de 8 a 14 deste mês, será realizada a matrícula dos estudantes advindos das redes municipais de ensino, que agora chegaram à rede estadual, especialmente na entrada do Ensino Médio.

Por fim, ocorrerá a matrícula dos estudantes novatos, nos dias 15 e 16 de janeiro de 2026. Alunos novatos são aqueles vindos de escolas particulares, ou de outros estados, ou que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino da rede pública estadual.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A matrícula poderá ser efetuada pelo estudante, quando maior de 18 anos, ou pelo responsável, quando menor de 18 anos.

A Seduc disponibilizou uma cartilha com informações essenciais para orientar alunos, pais, mães e responsáveis sobre o processo de matrícula na rede pública estadual em 2026. O material reúne, de forma simples e objetiva, todas as etapas, prazos e procedimentos necessários para garantir o acesso dos estudantes às escolas.

Matrículas – informações para estudantes de Fortaleza e do interior do Ceará

Para os estudantes residentes em Fortaleza, a principal novidade é o lançamento do aplicativo “Matrícula Online SEDUC-CE”, já disponível para os sistemas Android e iOS, desenvolvido com tecnologia cedida pela Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice). A alternativa traz mais facilidade por meio da transformação digital. O ano letivo de 2026 para a rede estadual começa no próximo dia 4 de fevereiro.

Para auxiliar no entendimento de pais e alunos interessados na plataforma on-line, a Seduc disponibilizou um documento com o passo a passo a ser feito no aplicativo.

Além desta forma, o processo de matrícula dos estudantes poderá ser feito no computador, por meio do Sistema de Matrícula Online da Seduc. Para garantir que todas as famílias tenham acesso ao procedimento, as unidades escolares deverão disponibilizar computadores e oferecer suporte às pessoas que necessitarem de auxílio para realizar a matrícula.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O processo será dividido em três fases sequenciais: matrícula de estudantes veteranos (confirmação da matrícula na mesma escola), remanejamentos interno (solicitação de vaga em outra escola) e externo (alunos vindos das redes municipais), e matrícula de novatos (novas matrículas na rede estadual). Em Fortaleza, todas essas etapas serão realizadas exclusivamente pela internet, tanto pelo site oficial da matrícula quanto pelo aplicativo disponível para dispositivos móveis. No caso das Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEP) da capital, o processo seletivo de estudantes também será conduzido pelo Sistema de Matrícula Online.

O princípio da equidade é eixo central do processo e garante que populações prioritárias façam matrícula antes do público geral. Entre os grupos contemplados estão pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), estudantes da Educação Especial — incluindo pessoas com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades/Superdotação —, dependentes de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, além de jovens em condições de vulnerabilidade social. Em Fortaleza, a matrícula deste público ocorre de 15/12/2025 a 14/01/2026, com o processamento e divulgação da efetivação da matrícula ocorrendo em 15/01/2026. No interior, a matrícula dos grupos prioritários vai de 6 a 7 de janeiro de 2026.

A matrícula dos alunos veteranos é automática. Em Fortaleza, esta fase ocorre de 15 a 31 de dezembro de 2025. Já no interior, acontece entre os dias 22 e 31 do mesmo mês. É necessário que o estudante maior de 18 anos ou o responsável acompanhe o processo junto à escola.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Para os alunos novatos que pretendem ingressar numa EEEP, o período de inscrições vai de 9 a 17 de dezembro na capital, e de 1º a 10 do mesmo mês no interior.

Para os alunos novatos e oriundos da rede municipal de Fortaleza que pretendem ingressar numa escola regular (tempo parcial ou tempo integral), ou num Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), o cadastro para matrícula ocorre de 15/12/2025 a 21/01/2026.

No interior, os alunos oriundos da rede municipal realizarão a matrícula em unidades de ensino da rede estadual de 8 a 14/01/2026, enquanto os novatos serão matriculados nos dias 15 e 16 do mesmo mês.

Alunos novatos são aqueles advindos da rede particular, ou de outros estados, ou que abandonaram a escola e desejam retomar os estudos em uma unidade de ensino da rede pública estadual.

A matrícula poderá ser efetuada pelo estudante, quando maior de 18 anos, ou pelo responsável, quando menor de 18 anos.

Seleção de novatos para as EEEPs

Acesse abaixo as informações sobre o processo de inscrição para o ingresso de estudantes na 1ª série do Ensino Médio em 2026 nas Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs):

Escolas Profissionais de Fortaleza lançam editais de inscrição para matrícula de novatos

Governo do Ceará abre inscrições para ingresso na 1ª série das EEEPs no interior

Veja também a portaria de matrícula para o ano letivo de 2026.

Acesse a cartilha que orienta famílias sobre matrícula na rede estadual em 2026

Leia também | Idosos receberão R$ 1.627 em 2026: mudança redefine regras; saiba quem ainda tem direito