A agtech brasileira IoTag é uma das cinco startups do mundo que participarão neste ano do programa “John Deere Startup Collaborator 2026”, um projeto de colaboração em que a multinacional seleciona empresas iniciantes de base tecnológica para oferecer soluções a seus clientes.
A startup patenteou uma tecnologia em 2018 e, a partir dela, desenvolveu uma telemetria capaz de comparar o desempenho entre máquinas de diferentes fabricantes.
Leia mais
Aportes em agtechs mostram fôlego após novas operações
Conheça as startups do agro mais promissoras de 2025
Segundo Jorge Leal, presidente executivo (CEO) da IoTag, o dispositivo eletrônico da empresa conecta a máquina à internet e consegue utilizar inteligência artificial e internet das coisas (IoT) para melhorar o desempenho dos maquinários. “A tecnologia permite usar melhor a máquina, economizar combustível e melhorar o desempenho”, disse.
No Brasil, a IoTag é parceira da empresa de tecnologia agrícola Sol by RZK, para a qual presta serviços. Na plataforma da Sol, a inteligência artificial transforma dados extraídos na telemetria da IoTag em medidas reais. Os sensores coletam, em tempo real, informações sobre consumo, rotação, velocidade e ociosidade e fornecem um relatório de cada máquina e operação.
A partir disso, a IA gera os resultados e os envia para o cliente via WhatsApp, apresentando indicadores de eficiência, custo por hora e consumo ideal. O produtor pode ainda conversar com a telemetria para tirar dúvidas.
Segundo Rodrigo Oliveira, CEO da Sol by RZK, a parceria entre as companhias oferece gestão digital para os agricultores brasileiros. “Ter parceiros chancelados internacionalmente demonstra que nossos produtos e serviços entregam conhecimento profundo sobre o agro e expertise para atuar no limiar da tecnologia”, afirmou.
Processo de seleção
Leal conta que as startups são indicadas por um comitê da John Deere, nos Estados Unidos, e passam por avaliação durante um ano. “Existe uma banca para selecionar e há um contrato mundial de colaboração para que as tecnologias sejam utilizadas para a John Deere”, explica.
Agora, de modo oficial, a IoTag passará a prestar serviços para as concessionárias John Deere no Brasil. Leal conta que há testes também na Argentina e na Ucrânia.
Em comunicado, Wes Robinson, vice-presidente de Desenvolvimento Corporativo e Estratégia da John Deere, afirmou que a companhia trabalha com startups cujas tecnologias abordam desafios críticos do campo. “Desde informações em tempo real sobre equipamentos e frotas até sensores avançados, essas colaborações podem nos ajudar a avançar mais rapidamente na entrega de inovações práticas que melhoram a precisão, a produtividade e a sustentabilidade para nossos clientes”, comentou.