Mais 322 profissionais de saúde aprovados em concurso são nomeados no Ceará

Foram nomeados 322 novos profissionais de saúde para atuar no Ceará, após aprovação em concurso realizado no estado, com atuação iniciando a partir de 2026. O termo de nomeação foi assinado nesta terça-feira (30) pelo governador Elmano de Freitas, que esteve acompanhado da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho. A publicação no Diário Oficial do Estado (DOE) ocorre ainda nesta terça.

Os novos nomeados foram aprovados no concurso da Fundação Regional de Saúde (Funsaúde Ceará) – hoje extinta –, realizado em 2021 no estado. Desde então, a gestão vem nomeando em blocos os aprovados no certame.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

“Estou muito feliz por poder estar, assim, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS). Nós já chamamos mais de 3 mil profissionais, que era nosso compromisso”, disse o governador, reforçando que a convocação e a nomeação fazem parte de um cronograma aprovado pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Os novos profissionais atuarão nas áreas assistenciais e médicas, com lotação nas unidades da rede estadual de saúde e na gestão central. Pelo menos 10 equipamentos, como o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), o Hospital São José de Doenças Infecciosas (HSJ) e o Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), receberão médicos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem e outros profissionais para reforçar os quadros.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A secretária Tânia Mara Coelho destacou que o objetivo é ofertar saúde de qualidade à população cearense. “Esses profissionais serão distribuídos nas unidades da rede estadual, para prestar cada vez mais assistência de qualidade à nossa população, que tanto merece. Esse é o nosso compromisso, seguindo rigorosamente o cronograma”, disse ela.

Convocações do concurso

Desde 2023, mais de 3.660 profissionais já foram convocados, número que deverá crescer até março do próximo ano. A próxima etapa de convocações está prevista para fevereiro de 2026, quando mais profissionais ainda deverão ser chamados. Com o encerramento do concurso em março do mesmo ano, o total será de cerca de 6 mil profissionais chamados desde a realização do certame.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

O histórico de convocações segue o cronograma aprovado na Alece. Durante o anúncio, o governador Elmano de Freitas agradeceu ao Poder Legislativo pela parceria. “Quero agradecer a cada deputado e deputada que permitiu a aprovação desse cronograma que estamos cumprindo para melhorar a saúde pública do povo cearense”, finalizou o governador, que também esteve acompanhado do deputado Guilherme Sampaio, líder do Governo na Alece.

Em junho deste ano, tomaram posse 357 profissionais aprovados no concurso, incorporados aos quadros da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Os aprovados foram nomeados em maio para atuar nas áreas médica, assistencial e administrativa. Após a posse, foram direcionados a unidades como o Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Hospital Geral de Fortaleza (HGF), Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP) e Instituto de Prevenção do Câncer (IPC), entre outras unidades de saúde que compõem a rede pública estadual no Ceará.

Leia também | Feriados em 2026: somente um ocorre no fim de semana; veja datas e oportunidades de emendas