
A maior parte do território brasileiro tem previsão para a ocorrência de chuvas intensas nas próximas horas. Segundo a Climatempo, um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) se estabeleceu sobre o país neste sábado (7/2) e deve permanecer em atuação até o dia 10.
A frente fria está quase estacionária na altura da costa do Rio de Janeiro, favorecendo a formação de um corredor persistente de umidade.
Os maiores impactos são esperados nas seguintes áreas: São Paulo, com destaque para o norte, centro-leste, Vale do Paraíba e litoral norte; Rio de Janeiro, com atenção especial para a região serrana e o Grande Rio; e Minas Gerais, principalmente o sul, Zona da Mata Mineira, Triângulo Mineiro e Região Metropolitana de Belo Horizonte.
De acordo com a Climatempo, além dos efeitos mais significativos no Sudeste, o novo episódio de ZCAS também deve provocar chuva frequente e volumes elevados em áreas do Centro-Oeste e do Norte do país. Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso entram na rota do corredor de umidade, com previsão de tempo mais fechado e pancadas recorrentes.
Na região Norte, a instabilidade também alcança o sul do Amazonas, o sul do Pará e parte de Rondônia.
+ Veja se vai chover na sua cidade
Zona de Convergência do Atlântico Sul
Climatempo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém um alerta vermelho, de “grande perigo” para acumulado de chuva até 23h59 deste domingo (8/2) para as seguintes regiões: sul/sudoeste de Minas, sul fluminense, Vale do Paraíba paulista, Metropolitana do Rio de Janeiro, Metropolitana de São Paulo, Macro Metropolitana paulista e Zona da Mata.
Também há alertas laranjas ativos de “perigo” para áreas do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.




