
O leilão da concessão rodoviária Rota Agro, que deverá ser realizado nesta quinta-feira (14), deverá ser disputado por ao menos cinco grupos. Na entrega de propostas, realizada nesta segunda-feira (11), estiveram presentes representantes da EPR; do grupo formado pela Way Brasil e pela Kinea; da Azevedo e Travassos; de um consórcio da XP; e de um consórcio da construtora VF Gomes, segundo fontes.
Initial plugin text
O projeto inclui um corredor de 490 km entre Rondonópolis (MT) e Rio Verde (GO).
Ao todo, estão previstos investimentos de R$ 4,4 bilhões, além de custos operacionais de R$ 2,8 bilhões. O contrato tem prazo de 30 anos.
O projeto prevê a duplicação de 45 km de estradas, além da construção de 151 km de terceiras pistas, segundo os estudos. Além disso, o contrato prevê a construção do Contorno Alto Araguaia, que terá extensão de 7,85 km.
O critério da concorrência, tal como nos últimos leilões do governo federal, é o maior desconto sobre a tarifa de pedágio. Caso o deságio oferecido supere os 18%, o vencedor passa a ter que pagar um aporte adicional — uma forma de coibir ofertas aventureiras.