As lavouras de café arábica apresentaram uma boa floração na última semana, favorecidas pelas chuvas registradas no Sudeste do Brasil após o dia 20 de setembro, informa o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
+Veja mais cotações na ferramenta da Globo Rural
A florada gera otimismo para o setor, que aguarda uma recuperação da safra 2026/27. No entanto, o calor intenso e o volume ainda insuficiente de chuvas já começam a preocupar cafeicultores. Essa condição pode prejudicar o pegamento das flores e, consequentemente, comprometer o potencial produtivo da próxima temporada.
Saiba-mais taboola
Com o clima, mais uma vez, trazendo incertezas neste começo de desenvolvimento da nova safra, parte dos agentes de mercado consultados já começa a considerar possíveis restrições de produção para a temporada 2026/27.
Quanto ao ritmo de negócios, levantamentos do Cepea mostram que, com “caixa” equilibrado, muitos produtores esperam momentos mais atrativos para vender. Nesta terça-feira (7/10), o indicador Cepea/Esalq do café arábica registrou a cotação de R$ 2.176,74 a saca de 60 quilos, uma alta de 2,31% desde o início de outubro.