A Lactalis anunciou nesta sexta-feira (22/8) a assinatura de acordo para compra das operações de consumo e negócios associados da Fonterra por 3,845 bilhões de dólares neozelandeses (12,23 bilhões).
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A operação inclui os negócios globais (excluindo na Grande China) e marcas de consumo da Fonterra, as operações integradas de foodservice e ingredientes na Oceania e no Sri Lanka, além do negócio de foodservice no Oriente Médio e na África.
A aquisição abrange marcas conhecidas como Mainland, Anchor, Perfect Italiano, Western Star, Ratthi, Cheesdale, Fernleaf, Anlene e Anmum. E está sujeita à aprovação de órgãos regulatórios e dos acionistas agricultores da Fonterra.
A Lactalis informou que o negócio representa mais de 5,6 bilhões de dólares neozelandeses em vendas líquidas (R$ 17,81 bilhões), inclui 16 unidades de produção na Austrália, Nova Zelândia, Sri Lanka, Malásia, Indonésia e Arábia Saudita e a incorporação de 4,3 mil empregados.
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Além do valor base da empresa, de 3,85 bilhões de dólares neozelandeses, há o potencial de aumento adicional de 375 milhões de dólares neozelandeses com a inclusão das licenças da Bega, detidas pelos negócios australianos da Fonterra. Se concretizada a inclusão, o valor principal da transação subiria para 4,22 bilhões de dólares neozelandeses (R$ 13,42 bilhões).
Os acionistas agricultores da Fonterra votarão se aprovam o negócio. A expectativa é que a assembleia seja realizada entre outubro e novembro.
A Fonterra informou que estima um retorno de capital livre de impostos de 2 dólares neozelandeses por ação com a venda, o que equivale a aproximadamente 3,2 bilhões de dólares neozelandeses (R$ 10,2 bilhões), após a conclusão da venda.
Como parte do acordo, a Fonterra continuará fornecendo leite cru, ingredientes lácteos e produtos para as unidades adquiridas pela Lactalis. A expectativa é que a operação seja concluída no primeiro semestre de 2026.
O presidente da Fonterra, Peter McBride, afirmou em comunicado que nos últimos 15 meses, o conselho avaliou exaustivamente os termos e o valor de venda e uma oferta pública inicial (IPO) como opções de desinvestimento.
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“Após um processo de venda altamente competitivo com vários interessados, o conselho está confiante de que a venda para a Lactalis é a opção de maior valor para a Fonterra, inclusive no longo prazo”, afirmou McBride. Ele acrescentou que o conselho vai recomendar aos acionistas a aprovação da venda.
“Com esta aquisição, fortalecemos significativamente nossa estratégia na Oceania, Sudeste Asiático e Oriente Médio. A combinação das operações de negócios de consumo e das marcas líderes de mercado da Fonterra com nossa presença existente na Austrália e na Ásia permitirá que a Lactalis expanda ainda mais sua posição em mercados-chaves d Fonterra a longo prazo”, afirmou o CEO da Lactalis, Emmanuel Besnier.
A Fonterra recebeu assessoria financeira da Jarden, Craigs Investment Partners e JP Morgan. O escritório Russell McVeagh and Herbert Smith Freehills Kramer prestou assessoria jurídica na operação.