
A coreógrafa, bailarina e assistente social Janne Ruth morreu aos 63 anos, na segunda-feira (3), em decorrência de um câncer. A informação foi confirmada pela Escola de Dança Janne Ruth, que publicou uma nota de pesar nas redes sociais.
“Que Deus conforte familiares, amigos e toda a comunidade que ela tanto amava. Janne deixa seu legado, a dança do Ceará e do Brasil foi sua grande paixão toda a sua vida. Obrigada por tudo, Janne”, diz o comunicado.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Com mais de cinco décadas dedicadas à arte, Janne Ruth foi uma das principais referências da dança no Ceará. Entre suas iniciativas mais marcantes estão a criação do Festival Internacional de Dança de Fortaleza (Fendafor) e do Festival do Conselho Brasileiro da Dança (CBDD Fortaleza), eventos que ajudaram a consolidar o Estado como polo de produção artística e formador de talentos.
Nascida em 1962, em Vitória da Conquista (BA), Janne iniciou os estudos em dança aos quatro anos, em Salvador. Um ano depois, mudou-se com a família para Fortaleza, onde aprofundou sua formação e construiu sua carreira. Nos anos 1970, foi aluna do professor e bailarino Hugo Bianchi, concluindo a formação em 1979. Atuou também na Escola de Dança Dora Andrade, primeiro como estudante e depois como professora.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em 1981, fundou a Escola de Dança Janne Ruth, que permanece em atividade até hoje. Foi uma das fundadoras do Grupo Permanente de Dança do Ceará (Gepedance) e do Fórum Estadual de Dança do Ceará. Entre suas criações, destacam-se a Companhia de Dança Janne Ruth, fundada em 1991, e o Grupo Bailarinos de Cristo Amor e Doações, criado três anos depois.
Além do trabalho artístico, Janne também se dedicou a projetos sociais voltados a crianças, adolescentes e jovens de comunidades de Fortaleza, o que a motivou a se formar em Serviço Social em 1997.
Leia também | Humorista Augusto Bonequeiro morre aos 74 anos em Fortaleza






