
A planta misteriosa no seu quintal pode esconder um fruto saboroso ou propriedades medicinais. É o caso da cereja-do-rio-grande, com seus frutos saborosos, ou da anonácea do Cerrado, que pode ser consumida ao natural e também possui alto potencial na medicina. A seguir, especialistas respondem às dúvidas enviadas por nossos leitores.
Leia também:
Quando o sapoti fica bom para comer? Veja a resposta para a dúvida de Lula
Os 10 ‘superalimentos’ que não podem faltar na sua dieta, segundo nutricionistas
Que fruta é essa que tenho em meu sítio?
Daniel Arruda, via Facebook
É a cereja-do-rio-grande (Eugenia involucrata), que pertence à família Myrtaceae, a mesma da pitanga, jabuticaba, uvaia, grumixama e outras mais.
Apresentados na cor vermelha escura e até roxa quando maduros, os frutos da cereja-do-rio-grande são saborosos e firmes, podendo ser consumidos in natura ou processados como geleia e sorvetes. São muito apreciados por pássaros e animais silvestres.
Nativa daqui, a fruteira é encontrada principalmente em cultivos de pomares caseiros, mas também pode ser plantada em vasos, embora possa atingir de 5 a 10 metros de altura.
Por ser considerada ornamental com folhas estreitas e brilhantes e flores brancas, ainda tem uso na composição de paisagismos.
Consultor: Rafael Pio é doutor em produção vegetal e professor de fruticultura da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal), da Universidade Federal de Lavras (Ufla), Lavras (MG), rafaelpio@ufla.br.
Alimento com potencial medicamentoso
A flor parece com orquídea e o seu interior com a pinha, sendo o sabor de abóbora. Qual o nome da fruta?
Bethynha Pinheiro, via Facebook
A flor Duguetia furfuracea é a anonácea do Cerrado, que também é conhecida por outros nomes, como marolinho-do-cerrado, pinha brava, pindaúva-do-cerrado e araticum do campo.
Pertence à família Annonaceae, a mesma da pinha e da graviola. A fruta pode ser consumida ao natural quando madura e a polpa, se congelada, tem uso no preparo de sorvete e mousses.
Estudos ainda em andamento indicam que a anonácea do Cerrado possui alto potencial na medicina.
Consultor: Nilton Tadeu Vilela Junqueira, pesquisador em fruticultura tropical da Embrapa Cerrados, Rodovia BR 020, km 18, caixa postal 08223, CEP: 73310-970, Planaltina (DF), tel. (61) 3388-9933, www.embrapa.br/fale-conosco/sac.