As inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) começam no dia 14 de julho e seguem até 25 de julho de 2025. O exame, organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será aplicado no dia 26 de outubro deste ano. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Camilo Santana, por meio das redes sociais.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Prova Nacional Docente é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de estimular concursos públicos e ampliar o número de professores qualificados nas redes públicas de ensino de estados e municípios. Segundo o MEC, as seleções de professores ocorrem, em média, a cada sete anos e meio nas redes municipais e a cada cinco anos nas estaduais.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para os candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição, o prazo será de 30 de junho a 4 de julho. Já o período para recurso da isenção será de 7 a 11 de julho, com o resultado final divulgado no dia 14 de julho. O valor da taxa de inscrição ainda será informado em edital específico a ser publicado pelo Inep.
De acordo com a Portaria nº 399/2025, publicada nesta sexta-feira (13), a Prova Nacional Docente terá aplicação anual. A avaliação não se constitui como concurso público, mas servirá para subsidiar concursos e seleções realizadas por estados e municípios. As redes públicas poderão utilizar os resultados como critério único ou complementar nos processos de contratação de professores da educação básica.
Leia também | MEC avalia uso da Inteligência Artificial em correção do Enem
O boletim individual com o desempenho dos candidatos será disponibilizado pelo Inep após a realização da Prova Nacional Docente. O conteúdo da prova seguirá o mesmo modelo e estrutura da avaliação teórica do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) das Licenciaturas, que mede o conhecimento dos concluintes de cursos de formação de professores.
Além de concluintes de cursos de licenciatura inscritos no Enade das Licenciaturas, a Prova Nacional Docente também estará aberta a outros cidadãos interessados em participar de concursos ou seleções de professores.
O cronograma da PND prevê ainda que as redes estaduais, municipais e do Distrito Federal têm até o dia 15 de junho para aderirem ao exame. Já o cadastro de editais próprios de seleção por parte dos entes federativos poderá ser feito até o dia 25 de junho.
A divulgação do gabarito e do padrão de resposta da prova discursiva está prevista para o dia 11 de novembro, enquanto o resultado final da Prova Nacional Docente será publicado em 10 de dezembro de 2025.