
O Ministério da Agricultura e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram nota conjunta com alerta para uma frente fria que provocará tempestades e risco de granizo no Sul do Brasil a partir deste sábado (20/9). Para domingo, a previsão é de ventos fortes, temporais e descargas elétricas, com aviso de “grande perigo”, com queda na temperatura.
Há aviso de perigo para o sudoeste do Rio Grande do Sul, onde áreas de instabilidade avançam e devem provocar chuvas intensas acompanhadas de rajadas de vento de até 100 quilômetros por hora.
Ainda neste sábado, algumas instabilidades se deslocam para o centro-norte do Rio Grande do Sul, incluindo Porto Alegre, além do oeste e sul de Santa Catarina e do sudoeste do Paraná, disse o Inmet, na nota. Nessas áreas, as chuvas podem chegar até 50 milímetros por dia, com rajadas de vento de até 60 quilômetros por hora, ocorrência de granizo e raios.
Saiba-mais taboola
Para domingo (21/9), o alerta é em relação à passagem de uma frente fria que potencializará as tempestades no sudoeste e centro do Rio Grande do Sul, com previsão de chuva de até 100 milímetros, ventos de até 100 quilômetros por hora, granizo e descargas elétricas. O Inmet emitiu um alerta vermelho, com aviso de grande perigo, para essa situação.
Há também previsão de tempestades isoladas nas demais áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná.
Na segunda-feira (22/9), a frente fria avançará para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, “favorecendo tempestades no centro e sul de Mato Grosso do Sul e no Estado de São Paulo”, diz a nota. “Chuvas fortes persistem em Santa Catarina e Paraná, enquanto no Rio Grande do Sul a precipitação enfraquece, concentrando-se no norte”.
Ainda no Rio Grande do Sul, a previsão é de queda acentuada de temperatura, devido a chegada de uma massa de ar frio.
Para terça-feira (23/9), a previsão é de queda de temperatura em toda região Sul e no sul de São Paulo e Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de geada fraca nos planaltos de Santa Catarina e do Paraná, disse o Inmet.






