
A influenciadora digital Dayane Santos será multada após ter escalado o topo da Pedra Furada, um dos principais cartões-postais do Parque Nacional de Jericoacoara, no litoral do Ceará. A ação, realizada para uma sessão de fotos de biquíni, desrespeitou as regras de visitação do parque e foi considerada uma infração ambiental. O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela área, já confirmou a aplicação da penalidade.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo a administração da unidade de conservação, a escalada foi registrada por condutores credenciados que estavam no local no momento do ocorrido, no último domingo (14). As imagens foram encaminhadas à chefia do parque, que identificou os infratores. Além de Dayane, outro visitante também escalou o monumento e será igualmente multado. As notificações serão enviadas pelos Correios.
O Decreto Federal nº 6.514/2008 classifica como infração administrativa ambiental qualquer ação que viole normas de proteção ao meio ambiente. A multa para este tipo de conduta pode variar entre R$ 500 e R$ 10 mil, dependendo da gravidade da infração e dos danos causados. Ainda não foi informado qual será o valor exato da multa aplicada à influenciadora.
A prática de subir na Pedra Furada é proibida por representar risco à integridade física dos visitantes e por causar impacto ambiental, como a fragmentação dos minerais que formam o arco natural. Apesar disso, a influenciadora afirmou em suas redes sociais que não percebeu sinalização no local onde estava. No entanto, segundo o ICMBio, há placas visíveis alertando sobre a proibição e orientando os turistas a apenas fotografarem o monumento à distância.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Fui maria vai com as outras. Achei bonito, legal, diferente. Fui lá e subi e eu mesma pedi para gravar”, declarou Dayane. Em vídeo publicado em suas redes, ela se defendeu dizendo que não teve a intenção de causar danos e apenas seguiu o exemplo de outras pessoas que também haviam escalado a formação rochosa.
A chefe do Parque Nacional de Jericoacoara, Kelly Cottens, criticou a atitude dos visitantes e o impacto que esse tipo de comportamento pode causar. “Além de descumprirem as normas do Parque, os infratores publicaram as imagens nas redes sociais, influenciando negativamente outros visitantes e ainda contando com a impunidade. Então, fica a pergunta: quanto vale uma foto?”, questionou.
A administração do parque reforça que todas as regras de visitação estão disponíveis no site oficial da unidade de conservação, além de estarem sinalizadas em diferentes pontos da trilha que leva à Pedra Furada. A orientação é clara: é proibido subir no monumento, jogar lixo e realizar qualquer prática que possa comprometer o ecossistema local.
Leia também | Influenciadora sobe na Pedra Furada em Jericoacoara para tirar foto e divide opiniões nas redes sociais






