Incêndio: ônibus pega fogo em estrada em Canindé, no Ceará

Um ônibus ficou tomado por fogo no município de Canindé, no interior do Ceará, em incêndio registrado na manhã desta quarta-feira (31). A ocorrência se deu na rodovia CE-257, no distrito de Caiçara.

Conforme informações preliminares, o incêndio começou enquanto o veículo trafegava pela região, ainda com passageiros. As pessoas conseguiram sair rapidamente do ônibus, evitando danos maiores. Ninguém ficou ferido em decorrência do incêndio. Minutos depois, o fogo se espalhou e consumiu a maior parte da estrutura do veículo.

O ônibus em questão fazia trajeto entre Fortaleza e São Benedito, tendo ficado completamente destruído após o ocorrido. As causas do incêndio não foram detalhadas até o momento. O GCMAIS entrou em contato com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) para se pronunciar sobre o ocorrido, mas até o momento não recebeu resposta. O texto da matéria será atualizado assim que houver retorno.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

O que fazer em caso de incêndio em um ônibus?

Em caso de incêndio em um ônibus, mantenha a calma, priorize a evacuação rápida e segura, e acione imediatamente os serviços de emergência. Sinalize ao motorista para parar o veículo em local seguro, longe de tráfego intenso. Use saídas de emergência (portas laterais, traseira ou teto), evitando a porta frontal se houver fumaça; nunca use escadas ou corrimões quentes. Priorize crianças, idosos e necessitados, rastejando se necessário para evitar inalação de fumaça tóxica.

​Se o fogo for pequeno e seguro, use extintores do veículo (obrigatórios por lei) direcionando à base das chamas, sem se aproximar excessivamente. Evite água em incêndios elétricos ou de combustível; isole a bateria se possível. Afaste-se rapidamente após tentativa.

Ligue 193 (Bombeiros), informe localização exata e número de vítimas. Mantenha distância (risco de explosão de pneus ou tanque) e libere via para viaturas. Não retorne por pertences; preste socorros básicos como posição lateral de segurança para inalação de fumaça.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por GCMAIS (@gcmais)


Anteriores

Outros incêndios vêm sendo registrados no Ceará, nos últimos dias. O Corpo de Bombeiros encerrou no último domingo (28) as operações de combate, rescaldo e monitoramento do incêndio que atingiu o depósito de sucatas Chico Alves, localizado na Avenida Sargento Hermínio Sampaio, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza, na última semana. Segundo a corporação, todos os focos foram completamente extintos e a área foi considerada estável e segura após avaliação técnica.

O incêndio teve início por volta das 23h30 da última quarta-feira (24), quando as equipes foram acionadas e iniciaram imediatamente a resposta operacional. Devido à complexidade do cenário, ao grande volume de materiais altamente combustíveis e ao risco constante de reignições, os trabalhos se estenderam por vários dias, exigindo vigilância permanente, inclusive em áreas de difícil acesso.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Também na última semana, um incêndio de grandes proporções atingiu uma loja de material escolar e de escritório no Centro de Fortaleza, na manhã da última quinta-feira (25). O fogo destruiu completamente os três pavimentos do prédio localizado na Rua Floriano Peixoto, nº 302, esquina com a Rua Senador Alencar, em frente a uma agência dos Correios. As chamas se espalharam rapidamente pela edificação, mobilizando equipes do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o CBMCE, a ocorrência foi registrada às 7h08, após um vigilante que passava pelo local perceber o incêndio e acionar a corporação. As chamas tiveram início no pavimento térreo da loja e avançaram para os andares superiores, impulsionadas pela grande quantidade de materiais inflamáveis armazenados no interior do estabelecimento, como papel, plástico e produtos escolares.

Leia também | Polícia Militar encontra 42 kg de drogas enterradas em área de mata em Sobral, no Ceará