O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (28) as novas estimativas populacionais para 2025, consolidando Fortaleza como a quarta maior cidade e capital do Brasil, à frente de Salvador. A capital cearense aparece com 2.578.483 habitantes, 14 mil a mais do que a capital baiana, que tem 2.564.204 moradores. A cidade fica atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília no ranking nacional.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No estado do Ceará, a população total estimada chegou a 9.268.836 habitantes, um aumento de 473 mil pessoas em relação ao Censo Demográfico de 2022. Os dados reforçam o crescimento contínuo da capital, que em dois anos aumentou em quase 150 mil pessoas seu número de moradores. Além de Fortaleza, o estado conta com outras oito cidades com mais de 100 mil habitantes, somando juntas 45,5% da população cearense.
Maiores e menores cidades do Ceará
Entre os maiores municípios cearenses, destacam-se Caucaia (378 mil), Juazeiro do Norte (305 mil), Maracanaú (251 mil) e Sobral (216 mil). Na outra ponta, Granjeiro, com apenas 4.955 moradores, é o município menos populoso do estado, seguido por São João do Jaguaribe, Baixio e Guaramiranga, todos com menos de 6 mil habitantes.
As estimativas populacionais do IBGE são fundamentais para a formulação de políticas públicas e a distribuição de recursos, como os repasses do Fundo de Participação dos Estados e Municípios (FPE e FPM). Além disso, os dados servem de base para projeções econômicas, educacionais e sociais, enquanto um novo Censo não é realizado.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Apesar dos avanços em algumas regiões, o IBGE alerta para uma tendência nacional de desaceleração no crescimento populacional. Segundo o órgão, 2.079 municípios brasileiros (37,3%) registraram queda no número de habitantes, especialmente aqueles com até 20 mil moradores. “Os resultados mostram uma desaceleração, o que já era indicado pelo Censo de 2022”, afirma Márcio Minamiguchi, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do instituto.
A lista das 10 maiores cidades brasileiras é liderada por São Paulo (11,9 milhões), seguida por Rio de Janeiro (6,7 milhões), Brasília (2,9 milhões) e, agora consolidada, Fortaleza em quarto lugar. Em seguida, aparecem Salvador, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife e Goiânia, todas com mais de 1,5 milhão de habitantes. A capital cearense reforça, assim, sua relevância no cenário urbano nacional.
Leia também | Brasil atinge 213,4 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE