Homem e adolescente são capturados por expulsarem moradores de comunidade em Fortaleza

Um homem e um adolescente foram capturados por agentes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), suspeitos de expulsar moradores de uma comunidade no bairro Barroso, em Fortaleza.

Conforme informou a PMCE, os agentes receberam uma denúncia de que homens armados estariam expulsando famílias das casas na comunidade conhecida como Beco do Boi. Os policiais, então, se dirigiram até o local e, ao chegarem, avistaram dois suspeitos. Ao perceberem a aproximação da viatura, os indivíduos tentaram se livrar de um revólver calibre 38, além de um aparelho celular, mas foram capturados pelos militares.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Durante a abordagem, os agentes deram voz de prisão a Assis Nunes da Silva Filho e apreenderam o adolescente 17 anos. Os dois foram levados inicialmente à Delegacia da Criança e do Adolescente. No entanto, por determinação da autoridade policial de plantão, os procedimentos foram individualizados: o adolescente acabou sendo liberado o adulto foi encaminhado ao 16° Distrito Policial, onde as investigações tiveram continuidade.

Cerca de 30 famílias foram obrigadas a deixar suas casas na Rua Francisco Vasconcelos Júnior, conhecida como Beco do Boi. A expulsão, segundo relatos de moradores, foi determinada por grupos criminosos que disputam o controle do território. A área, antes movimentada, ficou praticamente deserta, com ruas vazias e casas abandonadas.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A equipe de reportagem da TV Cidade Fortaleza percorreu o beco e encontrou diversas residências vazias, algumas ainda com móveis e pertences deixados às pressas. Portões arrombados, portas quebradas e pichações nas paredes revelam o rastro deixado pela violência. “Os criminosos arrombam os portões e invadem as casas. Muitas famílias não conseguem nem tempo para levar tudo, só o essencial”, relatou à equipe de reportagem um morador que ainda resiste, na região.

Ao menos 30 famílias foram expulsas de suas casas. As ordens do crime, segundo os relatos, são cumpridas rapidamente pelos moradores, que têm medo de desobedecer.

José Walter

Em outra ocorrência registrada esta semana, moradores do residencial Cidade Jardim I, no bairro José Walter, também em Fortaleza, foram expulsos de casa por integrantes de facções criminosas atuantes na região.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Segundo os moradores, o crime organizado deu um ultimato para que deixassem os apartamentos em poucas horas. “A ordem é dada e tem que sair. Se não sair, eles matam vocês. Tem que sair”, relatou uma idosa, mãe de uma das moradoras ameaçadas.

A Polícia Militar reforçou o policiamento na área para garantir a segurança dos moradores que deixavam os apartamentos. O tenente Jones, do Batalhão de Choque (CPChoque), afirmou que as operações estão sendo intensificadas em Fortaleza e na Região Metropolitana.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncias”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.

Leia também | Facção expulsa 30 famílias e transforma comunidade do Ceará em ‘cidade-fantasma’