A Sakata Seed Sudamerica, empresa do segmento de sementes de origem japonesa, anunciou a compra integral da Agritu Sementes, de Ituporanga (SC), especializada em sementes de cebola. O valor do investimento não foi revelado, mas segundo o grupo asiático, o objetivo é reforçar presença no mercado de cebola, segmento prioritário para a Sakata na América do Sul, em particular no Brasil.
Initial plugin text
Com a operação, a Sakata amplia seu portfólio e a oferta de variedades a produtores sul-americanos. Em nota, as duas companhias destacaram que, apesar da aquisição, manterão operações e marcas independentes, cada qual com gestão própria de produtos, equipes, fornecedores e clientes, como destacou a japonesa em comunicado ao mercado.
“A aquisição da Agritu fortalece nossa posição no mercado de cebola, tanto em número de variedades ofertadas quanto na expansão da capilaridade para atendimento aos produtores na América do Sul”, afirmou Marcello Takagui, presidente da Sakata Seed Sudamerica.
Para os fundadores da Agritu, Arno Zimmermann e Sebastião Müller, a transação permitirá expandir a participação da empresa.
Segundo Takagui, as duas empresas já estão desenvolvendo planos para acelerar o desenvolvimento e lançamento de cultivares com genética superior.