Uma forte queda de granizo na tarde de domingo (23/11) causou grandes prejuízos nas áreas urbanas e rurais de cinco municípios do norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Emater-RS, houve perdas em lavouras e domicílios rurais nos municípios de Erechim, Itatiba do Sul, Barão de Cotegipe, Getúlio Vargas e Floriano Peixoto.
+Veja a previsão do tempo para a sua cidade
Em Erechim, município mais atingido, quase 26 mil pessoas foram afetadas pelo temporal, segundo a Defesa Civil. Pelo menos 152 ficaram feridas pelas pedras de gelo. Mais de 3,7 mil moradores retiraram lonas para cobrir suas casas, que tiveram os telhados destruídos.
Saiba-mais taboola
Nesta segunda-feira (24/11), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite autorizou o repasse emergencial de R$ 1,5 milhão do Estado ao Fundo da Defesa Civil de Erechim.
Na área rural de Erechim, 11 comunidades foram afetadas. “Não temos ainda o número de propriedades prejudicadas, mas houve perdas bem desafiadoras, especialmente em relação à infraestrutura rural”, lamenta Fernanda Tacca Angonese, gerente regional da Emater-RS.
No interior de Erechim (RS), granizo destruiu telhado de galpão
Emater-RS/Divulgação
Segundo a Emater, houve estragos em residências, armazéns, silos, secadores, galpões, equipamentos e máquinas. Há também falta de água para uso humano e animal no distrito de Capo-Erê, devido às perfurações na caixa d’água principal da localidade e na rede de distribuição, além da queda de energia que afetou o funcionamento da bomba.
Fernanda também destaca que alguns animais, especialmente aves e bovinos, foram machucados devido ao calibre das pedras de granizo. “Outra preocupação é em relação aos insumos, como sementes e adubos, que estavam armazenados nos galpões que tiveram os telhados perfurados, pois eles ter molhado e perdido a sua capacidade de produção para a implantação da safra futura”, destaca a gerente da Emater.
Em relação às lavouras, foram identificadas perdas em áreas de milho, trigo, soja, hortaliças, feijão, morango e outras frutas.
Pedras de gelo devastaram parreiral de uvas em Floriano Peixoto (RS)
Emater-RS/Divulgação
Outros municípios
Em Itatiba do Sul, houve fortes perdas em lavouras de milho e de tabaco, segundo a Emater-RS. Já em Barão de Cotegipe, além da destruição de lavouras de fumo, também foram afetados pomares de frutas, como pêssegos e uvas.
“Várias frutas sofreram danos irreversíveis na fase de maturação em que se encontravam”, destaca Fernanda.
Em Getúlio Vargas, foram registrados prejuízos em residências, infraestrutura rural e atividades produtivas também. No município de Floriano Peixoto, uma estufa de morangos foi totalmente destruída. O granizo também afetou pomares de pêssego e uva, além de algumas lavouras de milho e soja.
Auxílio aos atingidos
Para auxiliar as famílias com residências danificadas, a população de Erechim pode retirar lonas emergenciais nos seguintes pontos:
GRAU – Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência – Av. Caldas Júnior, 597 – Três Vendas (O local terá atendimento durante toda noite).
Corpo de Bombeiros – Praça Jayme Lago, 111 – Centro
Brigada Militar – Av. Amintas Maciel, 875 – Centro