Grades são retiradas do estacionamento do Parque Rio Branco após denúncias de moradores e reportagem da TV Cidade

As grades instaladas no estacionamento do Parque Urbano Rio Branco, em Fortaleza, foram retiradas na manhã deste sábado (7), após a repercussão das denúncias feitas por frequentadores do espaço e exibidas em reportagem da TV Cidade ao longo da semana. A estrutura havia sido instalada na entrada pela Avenida Pontes Vieira e gerou questionamentos sobre uma possível cobrança pelo uso das vagas.

A equipe de reportagem da TV Cidade esteve no local nos últimos dias para ouvir moradores e usuários do parque, que relataram surpresa com o gradeamento e a instalação de um pórtico, além de sinalização que indicava o espaço como “Parking Rio Branco”. A movimentação provocou preocupação entre praticantes de atividades físicas e famílias que utilizam o parque, principalmente pelo receio de privatização ou cobrança pelo estacionamento.

Reação dos frequentadores

A delimitação do estacionamento chamou a atenção dos usuários, especialmente após a colocação de uma placa indicativa no início da semana. “Esse parque agora está muito movimentado, então realmente a gente precisa que esse estacionamento seja liberado para que a gente possa utilizar sem alguma taxa a mais”, afirmou Larissa, frequentadora do espaço, que destacou a importância do acesso pela Avenida Pontes Vieira e a sensação de segurança no local.

Outros usuários avaliaram que a cobrança só faria sentido caso houvesse retorno para a comunidade. “Se tivesse algum benefício que fosse em prol do parque, cuidar da limpeza, melhorar aqui a situação do parque, a reforma, eu acho que seria válido. Agora, se fosse cobrar sem nenhum tipo de incentivo à comunidade, eu acho que não valeria a pena não”, disse um frequentador do local. Houve também quem enxergasse pontos positivos na medida, como o reforço da segurança. “Passaria a ter mais segurança, eu ouvi falar que ia ter até câmeras. E é uma boa, viu? Eu quero é parabenizar quem vai ficar com essa administração”, comentou um usuário do parque.

Posicionamento da prefeitura

Diante da repercussão, a Autarquia Municipal de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor), responsável pela administração do Parque Rio Branco, informou que a instalação das grades teve como objetivo coibir o estacionamento irregular registrado na entrada do equipamento. O órgão esclareceu que a medida não tinha relação com exploração comercial e que o gradeamento teria caráter temporário.

Em nota, a Prefeitura de Fortaleza afirmou que tomou conhecimento da iniciativa particular de instalação do pórtico e das grades e que adotou providências para reverter a situação. A gestão municipal reforçou que não haverá qualquer tipo de cobrança pelo uso do estacionamento localizado na entrada do parque e confirmou que o pórtico instalado seria retirado, o que foi efetivado neste sábado.

Parque Rio Branco

Localizado no bairro Joaquim Távora, o Parque Urbano Rio Branco é uma área verde pública que abriga a nascente do Riacho Rio Branco. O espaço teve origem em janeiro de 1976, com a criação da Zona de Preservação Paisagística, conforme decreto municipal nº 4.628, e foi transformado em parque na década de 1990. Após um processo de requalificação, o equipamento foi reinaugurado em agosto de 2024, com investimento aproximado de R$ 8 milhões.

Atualmente, o parque oferece trilhas, praças internas, academias ao ar livre, playgrounds, campo de futebol, quadras esportivas e anfiteatro, além de registrar intensa movimentação de frequentadores aos fins de semana.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Leia também| Parque Rio Branco: Prefeitura diz que estacionamento segue gratuito após instalação de grades e pórtico

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<