Governo Lula convoca reunião de emergência após anúncio de Trump sobre captura de Maduro

O governo Lula convocou uma reunião de emergência na manhã deste sábado (3) para discutir os desdobramentos do ataque à Venezuela anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e a suposta captura de Maduro. O encontro está previsto para ocorrer às 10h, no Palácio Itamaraty, em Brasília, e deve reunir ministros e assessores da área diplomática e de segurança.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

A reunião tem como objetivo avaliar o impacto político e diplomático do ataque à Venezuela, bem como possíveis reflexos para o Brasil e para a estabilidade da América do Sul. Até a última atualização, não havia confirmação oficial sobre quais ministros participarão do encontro.

O presidente dos Estados Unidos afirmou, na manhã deste sábado, que forças americanas realizaram, durante a madrugada, um ataque de grande escala contra a Venezuela e que o presidente venezuelano Nicolás Maduro foi capturado e retirado do país por via aérea junto com a esposa. A declaração foi feita por Trump em uma rede social. O presidente norte-americano não informou para onde Maduro teria sido levado após a operação.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

De acordo com Trump, a ação que resultou na captura de Maduro foi conduzida em conjunto com forças de segurança dos Estados Unidos. O anúncio gerou reação imediata do governo Lula, que passou a tratar o tema como prioridade diante da gravidade do episódio e de suas possíveis consequências diplomáticas.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está oficialmente de férias desde o dia 21 de dezembro, com retorno previsto para 6 de janeiro, conforme registro no Diário Oficial da União. Apesar disso, o Itamaraty confirmou a realização da reunião ministerial neste sábado para tratar do ataque à Venezuela. Ainda não há confirmação se o chanceler participará do encontro.

Leia também | Incêndio é registrado em terreno de aeródromo em Fortaleza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também está fora de Brasília durante o período de fim de ano. Ele e a primeira-dama, Janja da Silva, estão na base militar da Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro. Mesmo assim, assessores do governo Lula articulam as discussões sobre o tema em caráter emergencial.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<