
O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), parabenizou o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), após sete mortes de integrantes da facção criminosa Comando Vermelho (CV), no município de Canindé. Eles foram mortos durante confronto com a polícia no município cearense, na madrugada desta sexta-feira (31).
“Parabenizo os policiais do Ceará e o governador Elmano de Freitas (PT) pela coragem e determinação no enfrentamento ao crime organizado”, escreveu ele. “O episódio de hoje mostra, mais uma vez, que essa é uma guerra que não tem fronteiras e exige união entre os estados”, disse ainda.
As declarações são feitas dias após a operação policial que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro, esta semana, sendo considerada a mais letal da história do país. “No Rio de Janeiro, temos agido com a mesma firmeza, colocando o Estado nas ruas, retomando territórios e enfrentando o narcoterrorismo de frente. Só com coragem, cooperação e responsabilidade vamos garantir segurança e paz para a nossa população”, escreveu ainda Castro.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A operação foi realizada na última terça-feira pelas polícias civil e militar do Rio de Janeiro, nos complexos de favelas do Alemão e da Penha, para o cumprimento de 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão, sendo 30 expedidos pelo estado do Pará. Segundo o governo do Rio, o objetivo era conter a expansão da facção criminosa Comando Vermelho.
Canindé
O confronto em Canindé ocorreu na madrugada desta sexta (31), quando também foram apreendidos um fuzil, quatro pistolas, três revólveres, além de mais de 150 munições e drogas.
Integrantes de uma facção de origem carioca teriam se juntado para matar desafetos de outro grupo criminoso, mas acabaram sendo interceptados por equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), incluindo do Policiamento Ostensivo Geral (POG), do Comando Tático Rural (Cotar) e do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os policiais foram acionados após denúncias de que homens armados foram vistos no bairro Campinas, no município, com suspeitas de que estivessem tentando invadir território do outro grupo criminoso.
Após os agentes localizarem os criminosos, houve troca de tiros, com os suspeitos tendo sido baleados. Eles ainda foram socorridos para uma unidade hospitalar, mas não resistiram e foram a óbito. Até o momento, não foram identificados formalmente.
Secretaria de Segurança
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) receberam informações de inteligência sobre suspeitos que realizariam ações criminosas na região. Por volta de 3h, no bairro Campinas, os militares se depararam com suspeitos armados. Estes, ao perceberem a presença policial, efetuaram disparos em direção às viaturas e lançaram dois artefatos explosivos em via pública.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Ainda segundo a SSPDS, para garantir a legítima defesa, as composições reagiram à agressão. E, após cessar o confronto, sete homens, ainda não identificados formalmente, foram localizados e socorridos a uma unidade hospitalar, onde foram a óbito. As investigações policiais ficarão a cargo da Delegacia de Canindé, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE). Diligências seguem em andamento.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As informações podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, pelo qual podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia ou ainda via “e-denúncia”, o site do serviço 181, por meio do endereço eletrônico: https://disquedenuncia181.sspds.ce.gov.br/.
Leia também | Moraes manda governador do Rio prestar esclarecimentos sobre operação com mais de 100 mortos






