Qual é a chance de, ao abrir um ovo para consumir em uma refeição durante o dia, você encontrar outro ovo perfeitamente formado e com casca e tudo? Pois o caso incomum no universo das aves foi vivenciado pela atriz Giovanna Lancellotti na última semana.
Initial plugin text
A intérprete da personagem Kamila, na novela Dona de Mim, da Rede Globo, resolveu compartilhar com 1,8 milhões de seguidores no TikTok uma descoberta: o ovo gigante encontrado no galinheiro da fazenda da família, em São João da Boa Vista, no interior de São Paulo.
“Gente, olhem o tamanho desse ovo. Eu fico imaginando quem será a galinha. O ovo é do tamanho da palma da minha mão. Não é uma batata, é um ovo mesmo, e não é de ema e nem de pato, é de uma verdadeira galinhona”, explicou aos fãs.
“Olha o tamanho”. Giovana Lancelotti encontra ovo gigante em galinheiro da família
A história viralizou nas redes sociais, alcançando 3,2 milhões de visualizações, quase 300 mil curtidas e centenas de comentários sobre o que teria dentro do ovo. Segundo Gi Lancellotti, a maioria dos palpites remetia a quantidade de gemas.
“Muito se falou sobre esse ovo, hein! A internet ficou em polvorosa. Eu acho que tem um pintinho, mas aqui estão dizendo que pode ter três gemas, quatro gemas e ou apenas clara”.
Ao quebrar o ovo em uma frigideira, uma nova surpresa na propriedade rural – e ainda mais curiosa: havia outro ovo inteiro dentro dele.
Saiba-mais taboola
O médico-veterinário Jônatas Breunig explica que a anomalia, chamada de ovo incluso, quando outro ovo se forma antes do anterior ser expelido, acontece em razão do peristaltismo reverso, fenômeno fisiológico no sistema digestivo.
“À medida que o ovo percorre o útero da galinha, ele ganha camadas, formando a gema, a clara, os ligamentos e depois a chalaça, aquela pele que envolve o ovo. Por fim, recebe a casca. Depois disso, a ave põe o ovo e começa tudo de novo. Mas, talvez por estresse, o ovo volta e fica junto com uma nova gema, com uma nova clara e uma nova chalaça até ser calcificado”.
O especialista acrescenta que o caminho retrógrado feito pelo ovo não tem um motivo específico. No entanto, a movimentação das galinhas, em forma de pulos ou outras ações, também pode desencadeá-lo.