
O Fundo de Investimento Imobiliário (FII IMMOBINVEST) estreou oficialmente, nesta quarta-feira (5), na B3 – a Bolsa de Valores do Brasil. Trata-se do único fundo imobiliário de permuta das regiões Norte e Nordeste.
O IMMOBINVEST é gerido pela Astor Capital e Baobá Capital, com consultoria da Lopes Immobilis. A listagem na Bolsa permitirá acesso diversificado a ativos, custos operacionais mais baixos e negociação em tempo real, no mesmo modelo das ações.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
“O que estamos fazendo é profissionalizar as operações de cotas de terreno e permuta. O IMMOBINVEST é um fundo imobiliário regulado pela CVM, com gestão profissional e governança corporativa, o que traz segurança e transparência ao investidor. Na prática, o fundo atua como investidor na aquisição de terrenos destinados a incorporadores. Em troca, recebe unidades imobiliárias construídas nesses mesmos terrenos – como nas operações tradicionais de cotas –, mas agora dentro de uma estrutura formal, auditada e reconhecida pelo mercado de capitais”, explica Ricardo Bezerra, sócio-diretor da Lopes Immobilis.
A idealização do fundo reúne nomes de destaque no cenário regional: José Carneiro Filho e Eduardo Lima, da Baobá Capital, e Rodrigo Frota, Alexandre Frota e Francisco Morel, da Astor Capital. A consultoria é liderada por Ricardo Bezerra, cuja visão estratégica orienta o foco da iniciativa.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Segundo Bezerra, trata-se de uma operação singular no contexto regional, sendo um dos poucos fundos de desenvolvimento do Nordeste com foco em permuta de terrenos com construtoras. “Cada terreno gera uma série de oportunidades de trabalho, novos investimentos no segmento da construção civil e movimenta uma cadeia produtiva gigantesca”, destaca.
Em meio a isso, o lançamento do IMMOBINVEST na B3 acontece em um momento de otimismo para o mercado imobiliário da capital cearense. Em 2024, o VGV para Fortaleza e Região Metropolitana alcançou R$ 8,5 bilhões, com crescimento de 23% em relação ao ano anterior.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
“As vantagens são muitas. Primeiro, a segurança de investir em algo regulado por instituições sérias e com gestão profissional. Depois, o baixo valor de entrada, é possível começar com muito menos do que em uma operação tradicional de cota de terreno. E ainda há a isenção fiscal, que faz toda diferença, principalmente agora, após a reforma tributária. Somando tudo isso ao histórico de excelentes ganhos das operações de permuta, os Fils se tornam uma oportunidade realmente atrativa”, finaliza Ricardo Bezerra.
Desempenho
O mercado imobiliário de Fortaleza segue em ritmo acelerado em 2025 e já registra resultados históricos. De janeiro a agosto, foram comercializadas 11.977 unidades, movimentando cerca de R$ 3,9 bilhões em vendas. Os dados fazem parte do Flash Imobiliário de setembro de 2025, que tem como referência o desempenho do setor até agosto deste ano.
O desempenho impressiona quando comparado aos últimos cinco anos. Entre 2021 e 2025, o setor apresentou crescimento acumulado de 61,17%, consolidando-se como um dos motores da economia local. Para especialistas, os números reforçam a confiança de investidores e consumidores, ao mesmo tempo, em que destacam Fortaleza como um dos principais polos imobiliários do Nordeste.
Leia também | Fortaleza recebe a 6ª edição do Conexões do Turismo, com o Ceará como protagonista






