Massa de ar polar se afasta, mas nova frente fria provoca instabilidade Nesta quinta-feira (26/5), áreas de instabilidade, associadas a vento e alta umidade, voltam a atingir áreas do Sul do Brasil, ocasionando chuvas que podem impactar as regiões do centro, noroeste e norte do Estado do Rio Grande do Sul, incluindo a Grande Porto Alegre, além de Santa Catarina e Paraná.
Leia também
Veja previsão para sua cidade
Frio intenso congela 4 mil pés de alface em SC; assista ao vídeo
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas intensas que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento e, pontualmente, queda de granizo. Os volumes de precipitação devem variar de 30 a 70 mm, podendo ocorrer em um curto intervalo de tempo em algumas localidades do Sul do país. Também há previsão de chuvas para áreas do sul do Mato Grosso do Sul.
O frio, no entanto, perde força em todo Centro-Sul. Curitiba, que teve temperaturas próximas de 0 °C na madrugada desta quarta-feira (25/5), vai ter mínima de 5 °C e máxima de 19 °C. Já em São Paulo, que teve o dia mais frio do ano, tem máxima de 25 °C na capital durante a tarde.
As chuvas que atingem o Sul também podem impactar o centro-sul de Mato Grosso, que tem alerta para temporais. Já no restante da região o tempo segue seco, com alerta emitido pelo Inmet para baixa umidade.
No Sudeste, a atenção fica para o tempo seco. A umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% nos horários mais quentes do dia na faixa noroeste de São Paulo e oeste de Minas Gerais.
O litoral norte da Bahia e Sergipe segue em alerta para temporais, assim como o oeste do Maranhão. O restante do Nordeste espera tempo seco e quente nesta quinta-feira. O mesmo padrão também acontece no Norte.
*Sob orientação de Marcelo Beledeli