Nesta sexta-feira (17/10), áreas de instabilidade provocam condições de tempo severo na Região Sul. O sistema se direciona ao Sudeste e Centro-Oeste ao longo do dia, favorecendo a formação de instabilidades na área.
Leia mais
Veja previsão para sua cidade
Brasil tem alerta vermelho para tempestades; veja onde
Já o Nordeste fica em atenção para baixa umidade e calor. A condição, no entanto, pode mudar no final de semana conforme as chuvas no Centro-Sul se deslocam em direção ao norte.
Sul em alerta vermelho para temporais
Uma área de baixa pressão formada sobre o Paraguai, combinada com o avanço de uma nova frente fria pelo oceano, reforça as instabilidades sobre o Sul do Brasil nesta sexta. A condição fez com que o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitisse um alerta vermelho para a área.
Sistema deve vir acompanhado de ventania e granizo
Inmet
As pancadas de chuva ganham força ainda pela manhã no Rio Grande do Sul e se espalham para Santa Catarina e Paraná ao longo do dia. Há risco de temporais com granizo e rajadas de vento que podem ultrapassar 70 km/h e os acumulados podem passar de 100 milímetros.
Apesar da nebulosidade, o tempo segue abafado em toda a região. As máximas nas capitais sulistas ficam em torno de 25 °C.
Sudeste tem poucas chuvas e calor
No Sudeste, o calor e a umidade favorecem algumas pancadas de chuva isoladas em São Paulo e Minas Gerais. No entanto, as temperaturas sobem rapidamente, especialmente no interior paulista e mineiro. Na capital paulista, a máxima chega a 35 °C, indica o Inmet.
No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, o tempo continua seco e quente, com temperaturas acima de 30 °C. Só chove um pouco no litoral norte do Espírito Santo, devido à umidade vinda do sul da Bahia.
Centro-Oeste tem chuvas no extremo norte e sul
No Centro-Oeste, o fluxo de umidade vindo da Amazônia estimula a formação de nuvens carregadas no Mato Grosso, especialmente no oeste do Estado.
Já no Mato Grosso do Sul, os temporais ficam mais fortes na metade sul do Estado, ainda que a máxima em Campo Grande passe de 34 °C.
Umidade em atenção no Nordeste
No Nordeste, a infiltração marítima que causava temporais na semana passada mantém chuva irregular na faixa litorânea, entre a Bahia, Alagoas e Pernambuco.
O interior e sertão nordestino ficam em atenção para o tempo seco e o calor predominam, com índices de umidade abaixo de 30%.
Norte com chuvas intensas nos Estados amazônicos
No Norte, as instabilidades se concentram entre o Amazonas, Acre e Rondônia, onde os acumulados podem chegar a 50 milímetros.
Já o Tocantins, Amapá e Pará tem tempo seco e muito calor. A máxima pode chegar a 36°C em Palmas, por exemplo.