
A atuação de uma frente fria faz com que o final de semana seja de instabilidades em boa parte do país, especialmente no Sul. No Rio Grande do Sul, litoral, Região Metropolitana de Porto Alegre e faixa norte registram pancadas fortes, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Veja se vai chover na sua cidade
Em Santa Catarina, as instabilidades avançam principalmente pelo leste catarinense, com risco de temporais no sábado (22/11). No Paraná, o leste, litoral e sul do estado também têm chance de chuva forte e rajadas de vento chegando aos 40 km/h.
As temperaturas continuam elevadas no Paraná, extremo norte catarinense e oeste gaúcho. No norte do Paraná, inclusive, a umidade relativa do ar permanece abaixo dos 30%.
No Sudeste, o sul, litoral e interior de São Paulo, além do sul de Minas, Triângulo Mineiro e oeste mineiro, registram chuvas moderadas a fortes devido ao calor, umidade e atuação de um cavado meteorológico.
Os dias serão bem quentes na região, e as temperaturas passam de 30° em todo o Sudeste. No domingo (23/11), o clima pode ser um pouco mais ameno, com máxima de 24° na capital paulista.
Mato Grosso, Goiás e parte de Mato Grosso do Sul também ficam sob influência de calor, umidade e baixa pressão vindas do Paraguai, favorecendo pancadas de chuva fortes. Por isso, apenas o Sul do Mato Grosso do Sul tem tempo seco e a máxima pode chegar a 35°C
No Nordeste, a Bahia ainda tem chuva na maioria do estado, principalmente ao sul de Salvador. Maranhão, Piauí, Sergipe e Pernambuco também registram pancadas fortes. Já áreas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará e Pernambuco, a umidade fica abaixo dos 30%.
No Norte, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima têm temporais, enquanto Tocantins e o Pará também registram instabilidades em menor intensidade.
*Sob orientação de Danton Boatini Júnior






