No final de semana, a quinta onda de frio do ano, provocada por uma massa de ar polar vinda da Argentina, deixa o Centro-Sul do país com clima de inverno acompanhado de chuvas.
Leia mais
Café tem forte alta após alerta de geada em lavouras do Brasil
Veja previsão para sua cidade
O sistema já começou a se deslocar e chegou ao Brasil na quinta-feira (7/8), reduzindo as temperaturas no Rio Grande do Sul e em pontos de Santa Catarina e Paraná. A entrada desta massa de ar frio traz um período gelado no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, e pode provocar friagem até em partes do Acre e Rondônia, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Desta vez, o frio não deve ser tão intenso, mas as regiões irão sentir as temperaturas baixas pelo menos até a quarta-feira (13/8).
Em grande parte do Sul, São Paulo, Triângulo de Minas, Sul do Rio de Janeiro, todo o Estado de Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso e extremo sul de Goiás, as temperaturas ficam 5°C ou mais abaixo da média no sábado (9/8) e no domingo (10/8).
Nova frente fria derruba temperaturas mais uma vez no Brasil
A frente fria também traz chuvas, com atenção para a possibilidade de chuva congelada nas áreas mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temporais também são previstos em todo Paraná e no leste paulista.
E atenção, produtor: o risco para geada também aumenta com a frente fria. Há possibilidade de o fenômeno aparecer no Sul, Mato Grosso do Sul e algumas cidades de São Paulo e Minas, especialmente no amanhecer do sábado e domingo.
Já as áreas mais centrais do país seguem com a condição para clima bastante seco. Todo o interior nordestino, grande parte do Centro-Oeste e metade sul do Norte ficam em alerta para a umidade do ar abaixo de 30%.