Nesta sexta-feira (28/11), o tempo começa firme em boa parte da região Sul, mas novas instabilidades avançam pelo Rio Grande do Sul devido à chegada de uma frente fria, indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas se espalham pelo leste de Santa Catarina e Paraná. Nas demais áreas, o tempo permanece firme e com predomínio de sol, principalmente no oeste.
+ Acompanhe a ferramenta de previsão do tempo da Globo Rural

As temperaturas voltam a subir no Sudeste e áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva no leste e norte mineiro, no leste paulista, no interior do Rio de Janeiro e no Espírito Santo. O calor e a umidade fortalecem as pancadas no final da tarde.

No Centro-Oeste, chove forte entre o norte, centro e sudeste de Mato Grosso e em pontos isolados de Goiás. Já o sul de Goiás e todo Mato Grosso do Sul ficam em alerta para tempo seco, com os índices de umidade abaixo de 30%.

As instabilidades que atuam no Nordeste continuam restritas ao sul e oeste da Bahia, além do sul do Maranhão e do Piauí. O restante da região fica em atenção para a umidade do ar, que pode ficar abaixo de 20% nas horas mais quentes do dia.

Na região Norte, as chuvas fortes acontecem desde a manhã no Acre, norte do Amazonas e Roraima, com risco de temporais nessas áreas. Nos demais Estados, o tempo fica seco e quente, com máximas que podem passar de 35 °C.