Fortaleza terá passe livre no Bicicletar durante o Dia Mundial sem Carro, na próxima semana

O Dia Mundial sem Carro, celebrado na próxima segunda-feira (22), terá ações específicas em Fortaleza, incluindo passe livre no sistema de compartilhamento Bicicletar. A iniciativa é da Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Serttel.

A capital cearense conta com mais de 570 mil usuários cadastrados no sistema Bicicletar. Segundo a Prefeitura, ao longo de 10 anos de operação, a estimativa é de que o programa já tenha evitado a emissão de mais de 3.200 toneladas de CO₂ na atmosfera.

“O Dia Mundial sem Carro é uma oportunidade para reforçarmos a importância da bicicleta como meio de transporte viável, sustentável e acessível. O Bicicletar se consolidou como um pilar da mobilidade urbana em Fortaleza, e a adesão maciça dos usuários mostra que estamos no caminho certo. Nosso compromisso é continuar aprimorando o serviço e incentivando cada vez mais pessoas a pedalar”, destaca Israel Leite, diretor comercial da Serttel.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Atualmente, a população conta com 270 estações ativas do programa, voltadas tanto ao público adulto quanto infantil, que realizam, em média, 3.346 viagens por dia. Este ano, a iniciativa atingiu a marca de 8 milhões de viagens.

De acordo com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), responsável pela execução do projeto operado pela empresa Serttel, já são 600 mil usuários cadastrados no Bicicletar.

Saiba como funciona o passe livre do Bicicletar em Fortaleza no Dia Mundial sem Carro

Durante todo o dia 22 de setembro, as viagens no Bicicletar terão até 60 minutos gratuitos por retirada. Para utilizar, basta baixar o aplicativo (disponível na Play Store e App Store), realizar o cadastro e registrar um cartão de crédito apenas para validação – sem custo pelas pedaladas. Para nova retirada, é necessário aguardar 15 minutos após o término da viagem.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Papo de Pedal

Acontecerá ainda o Papo de Pedal, desenvolvido pela Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). O evento ocorrerá a partir de 16h na ciclofaixa da Av. Coronel Carvalho, próximo ao cruzamento da Av. Major Assis, no bairro Jardim Iracema.

Durante a atividade, equipes estarão à disposição dos ciclistas para dialogar, distribuir plaquinhas educativas que incentivam o respeito a estes usuários no trânsito e oferecer serviços de manutenção rápida, como calibragem de pneus e lubrificação.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Malha cicloviária

A rede cicloviária de Fortaleza teve crescimento exponencial ao longo dos últimos anos. Na década entre 2012 e 2022, foi registrado um aumento de 503% na malha.

Segundo dados da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), mais de 78% das infraestruturas cicloviárias existentes na Capital estão situadas em áreas periféricas com IDH baixo e muito baixo. Dentre os critérios de implantação são analisados os índices de acidentalidade, o volume de ciclistas, veículos e pedestres, além da capacidade e estrutura da via.

De acordo com o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil), levando em conta dados disponíveis até 2022, Fortaleza era a capital brasileira onde as pessoas vivem mais próximas à infraestrutura cicloviária, com mais de 51% dos habitantes morando a menos de 300 metros de alguma ciclovia, ciclofaixa, ciclorrota ou passeio compartilhado.

Leia também | Revitalização: Avenida Dom Luís terá ciclofaixa arborizada, anuncia Prefeitura de Fortaleza