Fortaleza recebe Marcha Global por Gaza nesta quarta-feira (24), com shows e manifestações

Ocorre em Fortaleza, nesta quarta-feira (24), a Marcha Global por Gaza, ato-show com apresentações artísticas e manifestações políticas em prol do povo da Palestina. O evento acontece na Praça Cristo Redentor (Av. Dom Manuel com Av. Monsenhor Tabosa), a partir das 17h.

Estarão reunidos artistas cearenses reconhecidos pelo comprometimento com arte engajada, incluindo Pantico Rocha, Mell Mattos, Chico Pessoa, Juruviara, Alfredo Pessoa, Allan Kardec, Filipe Mota, Nélio Costa, Roberta Kaya, Miguel Basile, Luiza Nobel, DJ Priscilla Delgado, DJ Lolost, Marcelo Góis, Caravana Cultural, Mateus Farias, Marina Cavalcante e Bárbara Sena. “A música será a linguagem de união para reforçar a luta pela paz e pelo fim da violência contra a população palestina”, pontua a organização da iniciativa.

O ato integra a mobilização internacional da Marcha Global por Gaza, em apoio ao direito de autodeterminação do povo palestino e também à Flotilha Global Sumud Flotilla, movimento internacional de solidariedade para abrir um corredor humanitário com barcos que levam alimentos, comida e água para o território, visando especialmente as crianças atingidas.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

No total, 15 brasileiros estão nessa flotilha, entre eles a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), além de dezenas de pessoas de mais de 40 países.

Em Fortaleza, o evento é construído de forma coletiva, contando com o apoio de movimentos sociais, parlamentares e entidades comprometidas com a defesa dos direitos humanos.

SERVIÇO
Marcha Global por Gaza – Ato-Show
Data: 24 de setembro (quarta-feira)
Horário: a partir das 17h
Local: Praça Cristo Redentor (Av. Dom Manuel com Av. Monsenhor Tabosa) – Fortaleza/CE

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Flotilha Global Sumud Flotilla: a caminho de Gaza, Luizianne relata ataque de drones contra embarcações com ajuda humanitária

Em meio às articulações na capital cearense, Luizianne está a caminho de Gaza, na Global Sumud Flotilla (GSF), com ajuda humanitária. A embarcação foi alvo de um ataque com drones enquanto navegava em águas internacionais do Mar Mediterrâneo. A parlamentar relatou o caso nas redes sociais e classificou a ação como uma tentativa de intimidação e sabotagem.

“Gente, nós estamos nesse momento passando por uma situação de emergência. Está tendo um ataque de drones aqui sobre as embarcações da flotilha. É uma tentativa clara de intimidar as embarcações que estão levando ajuda humanitária a Gaza. É uma tentativa de sabotar através de drones à Global Sumud Flotilla que está a caminho de Gaza para levar mantimentos”, relatou Luizianne em vídeo.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

A caminho de Gaza, Luizianne relata ataque de drones contra embarcações com ajuda humanitária 

Foto: Reprodução

Segundo a parlamentar, sete explosões foram ouvidas nas imediações dos barcos, lançadas por artefatos transportados pelos drones. Apesar do susto, Luizianne confirmou que está bem e cumpre os protocolos de emergência a bordo do barco Grande Blu, que integra a frota internacional. Até o momento, não há registro de feridos entre os 15 brasileiros que compõem a delegação.

Em outro vídeo, o ativista Thiago Ávila, que também participa da missão, explicou que os artefatos utilizados são parte de uma estratégia de guerra psicológica. “Todos os dispositivos que eles estão usando agora são característicos da guerra psicológica. Eles não são os dispositivos mais letais. Não são bombas incendiárias. Não são explosivos fortes”, afirmou.

Leia também | Nenhuma situação é mais ‘emblemática’ do que a da Palestina, diz Lula na ONU