
As folhas jovens do tomateiro são surpreendentemente ricas em proteína, com níveis de até 27%, aponta estudo da Universidade e centro de Pesquisa de Wageningen, na Holanda. Num momento em que a demanda por proteína vegetal está em alta, os pesquisadores debruçaram-se sobre a tarefa de descobrir possibilidades de extrair essa proteína das folhas para transformá-las em suplementos alimentares.
Leia também
A alta tecnologia que multiplica tomates na Holanda
O ‘mar de plásticos’ que abastece a Europa com tomates
Edição genética em tomate melhora teor de açúcar e compostos antioxidantes
Agora, os resultados da pesquisa avançam de maneira promissora. A expectativa é que a proteína possa ser extraída em larga escala a médio prazo.
“O objetivo é que, ao final da pesquisa, seja possível transformar toda essa proteína em algo parecida com um tofu”, aponta artigo publicado pela candidata a doutorado da universidade Marietheres Kleuter, que é pesquisadora de um projeto mais amplo da instituição, voltado para encontrar fontes de proteína e estimular a economia circular, com o aproveitamento de itens que seriam descartados na agricultura.
Grande parte da proteína das folhas de tomate é Rubisco, o mesmo tipo de proteína da Lentílha d’água. Nas plantas, a proteína desenvolve um papel importante na fotossíntese. Por isso, um dos principais desafios dos pesquisadores é conseguir tirar o pigmento verde da proteína – “as pessoas não estão acostumadas à proteína verde, a não ser que seja em shakes”, comenta Marietheres.
Segundo ela, “provavelmente ainda levará algum tempo até que haja tomateiros nas estufas cujo foco seja não somente os frutos, mas também o aproveitamento das folhas, mas é um insight importante para os agricultores”. Ao cultivar novas variedades de tomates, as escolhas podem passar por aquelas que garantam conteúdo proteico, pontua o estudo.
Atualmente, duas linhas de pesquisa estão em andamento: uma para melhorar os métodos de extração, que obtenham o máximo rendimento e outra que avalie a viabilidade das próprias plantas para extração – entendendo quais são mais adequadas.






