
Agosto é o momento certo para quem quer começar o plantio de flores. Com o fim do inverno se aproximando, as condições climáticas favorecem o cultivo de espécies que vão florescer nas próximas semanas ou no início da primavera.
Leia mais:
Quais são as flores brasileiras? Conheça as variedades nativas
Veja quais são as flores mais cheirosas para perfumar a sua casa
Como plantar girassol do jeito certo? Aprenda
“É um período estratégico para o plantio de espécies floríferas anuais e perenes”, afirma a bióloga e paisagista Melina Alvarez. Segundo ela, o sucesso do cultivo depende da escolha de plantas adaptadas a cada região do país.
Veja as mais indicadas:
Regiões Sul e Sudeste (temperaturas amenas):
Amor-perfeito
Canva/Creative Commons
Amor-perfeito
Boca-de-leão
Cravinas
Margaridas
Regiões Norte e Nordeste (temperaturas mais altas):
Cosmos
Canva/Creative Commons
Girassol
Zínias
Cosmos
Além da escolha das espécies, Melina destaca a importância de manter um cronograma de irrigação adequado: “Nesse período mais seco, em que a incidência de chuvas é mais baixa em algumas regiões, manter um cronograma de rega é primordial. Mas é preciso atenção aos horários, para evitar molhar as plantas quando a temperatura cai muito”.
O solo deve estar levemente úmido, mas nunca encharcado, e é fundamental usar substratos com boa drenagem. A adubação equilibrada — com foco em fósforo — ajuda a estimular o florescimento. Também é indicado fazer podas de limpeza para remover folhas secas ou danificadas.
Initial plugin text
Para quem busca flores de crescimento rápido, a especialista recomenda espécies com ciclo curto: “Zínia, cosmos e calêndula germinam e florescem rapidamente. São boas escolhas para quem quer um resultado visual ainda no finalzinho do inverno.” Essas flores também ajudam a atrair polinizadores no jardim.






