
O Sul será o ponto mais crítico do fim de semana. No Rio Grande do Sul, instabilidades trarão pancadas moderadas a fortes já no sábado (4/10), com possibilidade de temporais isolados e ventos costeiros, alerta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais
Veja previsão para sua cidade
Alerta vermelho: Brasil tem umidade do ar em níveis de emergência
Em Santa Catarina e no Paraná a chuva também avança e se intensifica, especialmente no oeste catarinense e centro-sul paranaense. No domingo (5/10), uma nova frente fria reforça as condições, com chuva generalizada, risco de temporais isolados e ventos fortes, particularmente no litoral e centro-sul da região.
Enquanto isso, no Sudeste e no Centro-Oeste, predomina o calor forte e o tempo mais seco. Na região Sudeste, as pancadas ficam restritas ao sul e ao leste paulista e também ao litoral capixaba, com o interior das áreas tendo sol intenso e queda acentuada da umidade.
Já no Centro-Oeste, as instabilidades aparecem de forma pontual no oeste de Mato Grosso do Sul e no norte de Mato Grosso, mas a maior parte da região segue com sol, calor elevado e umidade crítica, especialmente em Goiás e no entorno de Brasília.
No Norte do país, os Estados amazônicos e do oeste terão precipitações isoladas com risco de temporais, enquanto Amapá e Tocantins seguem com predomínio de tempo firme.
No litoral leste do Nordeste, as chuvas seguem especialmente na faixa entre Bahia e Rio Grande do Norte, enquanto o interior segue sob forte calor e ar seco.