No sábado (16/8) e no domingo (17/8), a infiltração marítima causa chuvas fortes em todo litoral nordestino. A chuva fica mais intensa entre João Pessoa e Natal, com alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta área, os acumulados podem passar de 100 milímetros.
Leia mais
Quando começa a esquentar? Veja o que diz a previsão
Veja previsão para sua cidade
O Norte também terá chuvas fortes, ainda que com menos intensidade, concentradas entre o Amazonas, Roraima e Pará. Já os outros Estados tem tempo muito seco e calor intenso.
O final de semana no Centro-Oeste será marcado pelo tempo firme e seco em praticamente toda a região. Pode chover apenas, de forma isolada, no extremo norte de Mato Grosso, enquanto o restante do Centro-Oeste fica em atenção para a umidade abaixo de 20%. No domingo, a tarde será bastante quente, com máximas próximas a 40°C em cidades como Cuiabá.
A situação também se repete no interior paulista e em Minas Gerais, com índices abaixo de 20% em áreas do norte paulista e Triângulo Mineiro durante todo o final de semana.
Quando começa a esquentar no Centro-Sul?
Já a faixa leste do Sudeste e todo o Sul seguem com temperaturas baixas no final de semana. Curitiba e São Paulo serão as capitais mais geladas, com temperaturas mínimas entre 11°C e 13°C.
Já as chuvas ficam concentradas apenas nas cidades litorâneas em toda essa área, enquanto as regiões um pouco mais interioranas, como a capital paulista, podem ficar com tempo nublado.
Até quando vai o frio?
Essas áreas continuam com tempo frio na próxima semana, uma vez que a tendência de ar seco impede a chegada do calor.
Ainda assim, a onda de calor que atinge com força o Centro-Oeste e partes do Sudeste nos próximos dias deve ao menos deixar as temperaturas mais amenas, trazendo também alguma umidade, aliviando a sensação de frio sentido desde o início de julho.